As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


REGIONAL

Lançado Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental

Iniciativa tem o apoio do Núcleo dos Ecojornalistas, ARI e Sindicato dos Jornalistas

6 junho 2004 - Especial para a EcoAgência de Notícias

Stein2004_0605_111716
Lançamento do prêmio
 

Porto Alegre, RS - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi lançado neste sábado (5/6) em Porto Alegre, na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a primeira edição do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental.

Promovido pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), o prêmio tem o apoio do Núcleo de Ecojornalistas do RS (NEJ/RS), da ARI e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, e visa à valorização dos trabalhos de jornalistas e de veículos de comunicação que alertem e conscientizem sobre a importância da preservação ambiental e do desenvolvimento ecossustentável.

Serão premiadas reportagens individuais ou coletivas veiculadas entre 19 de outubro de 2003 e 18 de outubro de 2004 nas categorias Jornalismo Impresso/Texto Jornal, Jornalismo Impresso/Texto Revista, Jornalismo Impresso/Fotografia, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo/Texto/Áudio/Imagem.

  • As inscrições deverão ser realizadas até o dia 18 de outubro de 2004, na Assessoria de Comunicação Social da Fepam (Rua Carlos Chagas, 55, sala 902), em Porto Alegre.
O coordenador do NEJ/RS, Juarez Tosi, ressaltou a importância de prêmios como o Fepam de Jornalismo Ambiental e lembrou que a própria fundação leva o nome de um jornalista, Henrique Luiz Roessler, considerado um dos pioneiros do movimento ambientalista gaúcho e que, como repórter, procurava denunciar, ainda na década de 60, as agressões ao meio ambiente.

Ele também destacou a trajetória do jornalista e ambientalista alagoano Octávio Brandão, que deu nome ao Prêmio de Jornalismo Ambiental promovido pelo Sindicato de Jornalistas de Alagoas e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) de Alagoas, instituído neste ano e que contou com a participação de integrantes do NEJ-RS na comissão julgadora. “Octávio Brandão, na década de 20, já se preocupava com a degradação do meio ambiente e publicou um livro a partir de um roteiro percorrido pelas lagoas e rios alagoanos.”

 

Stein2004_0605_111954
Juarez Tosi, Coordenador do NEJ-RS

O presidente da Fepam, Cláudio Dilda, lembrou que a fundação completou 14 anos de atividades nesta sexta-feira (4/6) e afirmou que considera fundamental a participação dos jornalistas para que haja um trabalho efetivo de conscientização das pessoas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. O presidente da ARI, Erci Torma, aproveitou a ocasião para conclamar o NEJ/RS a participar da organização do II Fórum Internacional das Águas, que será lançado oficialmente nos próximos dias. Segundo Torma, o Fórum será lançado inclusive em Paris, na sede da embaixada brasileira.

Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Carlos Torves, destacou a antiga parceria da entidade com o Núcleo de Ecojornalistas do RS. “Temos a felicidade de contar com o NEJ, que já se constitui em referência nacional e internacional na área de jornalismo ambiental”, disse Torves. Também estiveram presentes à solenidade os coordenadores das Assessorias de Comunicação Social do Governo do Estado, Flávio Dutra, e da prefeitura, Airton Kanitz.

  • Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas na Fepam, pelo telefone (51) 3212-4089, pelo e-mail fepam@fepam.rs.gov.br ou na home page http://www.fepam.rs.gov.br.

Texto do Jornalista Carlos Scomazzon – Fotos de Carlos Stein - Especial para a EcoAgência de Notícias – www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.