As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


LOCAL

Operação Ar Puro reprova 11 dos 12 veículos vistoriados em Porto Alegre

8 junho 2004

Porto Alegre, RS - A retomada da Operação Ar Puro na tarde de hoje, 8, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) da Capital do Rio Grande do Sul, foi feita em ação de educação e orientação na região do Porto Seco. Dos 12 caminhões vistoriados, apenas um encontrava-se dentro do estabelecido no artigo 251 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), representando 92% de veículos reprovados.

As vistorias preventivas nas ruas da cidade começaram nesta terça-feira e serão repetidas nesta quarta, 9, em outro ponto da Capital, com apoio da Brigada Militar, através da Patrulha Ambiental. O objetivo é a redução da emissão de gases poluentes, que provocam danos à saúde da população.

Os técnicos da Prefeitura utilizam o opacímetro nas medições do índice de poluição, equipamento indicado pelo Conama e aferido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O Código de Trânsito Brasileiro, no Artigo 231, Inciso III, explicita que é ilegal a circulação veicular emitindo gases poluentes acima dos níveis permitidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com possibilidade de multa e até o recolhimento pela fiscalização.

Na ação educativa , os motoristas receberam um laudo das condições do veículo e foram orientados a fazer as devidas regulagens.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Porto Alegre.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.