As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


LOCAL

Cartilha “os ares de Porto Alegre” é lançada na capital gaúcha

Movimento faz parte da Campanha Cidades pela Proteção Climática e tem por objetivo reduzir emissões de gazes do efeito estufa

10 junho 2004

Porto Alegre, RS - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre lançou nessa quarta-feira (09), na Usina do Gasômetro, logo após palestra do professor e geólogo Aziz Ab’Sáber, a cartilha “Ares de Porto Alegre”. Com dezesseis páginas, a publicação está inserida na Campanha Cidades pela Proteção Climática, que envolve diversas prefeituras e tem por objetivo reduzir ou evitar emissões de gazes do efeito estufa. Porto Alegre é uma das sete cidades brasileiras a aderir à campanha, organizada pelo Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais e que busca soluções eficientes e alternativas inovadoras na gestão ambiental da cidade.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Dieter Wartchow, a intenção do governo municipal, com essa campanha, é “propor e construir, com a participação da cidadania uma visão sistêmica ambiental, transversal e garantidora de um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, o que é um grande desafio”. A publicação, explica ele, está baseada em três grandes iniciativas: o transporte e circulação (responsável por quase 80% das emissões dos principais poluentes atmosféricos), a matriz energética e os resíduos sólidos.

Nos últimos 40 anos, Porto Alegre dobrou sua população e multiplicou por 22 o número de automóveis que trafegam na cidade, o que corresponde a um veículo para cada 2,1 habitante. Com isso, aumentou também a produção de poluentes, como monóxido de carbono (CO²), dióxido de enxofre (SO2) e os óxidos de nitrogênio (NO² e NO). Diante dessa situação, o município começou a tomar medidas de proteção, dentre as quais a qualificação do transporte coletivo e o incentivo ao uso de combustíveis mais limpos.

O principal objetivo agora, reforça o secretário do meio ambiente, é buscar a sensibilização de outras cidades e países para a necessidade de todos fazermos nossa parte pela proteção do clima. “Temos que unir os poderes públicos e cidadãos em busca dessa meta”, destaca Dieter Wartchow. “Ou seja, compreender que, para garantir a sustentabilidade em nível global, é necessário distribuir e compartilhar responsabilidades”.

Texto do Jornalista Juarez Tosi - juarez@ecoagencia.com.br, especial para Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais - www.ecoagencia.com.br.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.