As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


REGIONAL

Ministério Público Federal recomenda suspensão da temporada de caça na região oeste do RS

16 junho 2004

Porto Alegre, RS - O Ministério Público Federal recomendou hoje (16) ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Rio Grande do Sul que suspenda a temporada de caça de banhado na região oeste do Estado, especialmente nos Municípios de Uruguaiana, Alegrete, São Borja, Barra do Quaraí, Itaqui e Maçambará.

A medida se fundamenta em relatório da Fundação Zoobotânica que concluiu que houve uma insuficiente recuperação das áreas úmidas na região, em decorrência da forte estiagem que assolou o Estado no último verão. A temporada de caça de banhado foi aberta pelo IBAMA no último dia 04 e tem previsão de se estender até o final do mês de agosto.

A situação de estiagem e não recuperação do nível das áreas alagadas na região oeste do Estado é prejudicial às espécies caçadas, pois além de estarem expostas a maiores riscos em relação a predadores naturais, passam a sofrer a pressão dos caçadores esportistas.

Para o procurador da República Fábio Bento Alves, “está faltando agilidade para o IBAMA nesta questão. A Gerência Executiva do órgão no Rio Grande do Sul tem conhecimento, desde o início deste mês, de um primeiro relatório da Fundação Zoobotânica apontando o problema. Por isso a recomendação do Ministério Público Federal.”

O Rio Grande do Sul é o único Estado da Federação brasileira que anualmente tem recebido autorização do IBAMA para abertura de temporada de caça cinegética ou de espécies que, pela expansão da agricultura, estão com populações desequilibradas afetando determinadas culturas. Historicamente, as principais organizações ambientalistas não-governamentais do Estado apóiam a abertura considerando que contribuem para conhecimento científico destas populações e que há fiscalização de caça.

Assessoria de Imprensa MPF/RS e edição da EcoAgência de Noticias - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.