21 junho 2004
Brasília, DF - A WWF-Brasil, o Instituto Internacional de Educação do Brasil - IIEB e a Editora Peirópolis lançam nesta terça-feira (22), em Brasília, o Manual de Comunicação e Meio Ambiente. O livro procura desvendar o universo da mídia jornalística e oferece ferramentas para uma estratégia de comunicação com foco na grande imprensa. Dirigido a gestores e técnicos de projetos de meio ambiente em organizações não-governamentais, governamentais ou privadas - portanto a pessoas sem formação na área de Comunicação - , o manual é resultado de sete cursos de comunicação para ambientalistas promovidos desde o ano de 1999 pelo IIEB e o WWF-Brasil, duas ONGs sediadas em Brasília.
Desenvolvido em 14 capítulos e 174 páginas com diversos gráficos e ilustrações, o manual aborda o funcionamento de cada uma das mídias de massa - jornal, rádio, televisão e internet -, oferecendo exemplos e dicas de como se relacionar com os jornalistas e pautar a imprensa nacional e estrangeira. Aborda também a comunicação na crise, campanhas de mobilização e a comunicação institucional, além de oferecer depoimentos de expoentes do jornalismo diário sobre o ambientalismo, um glossário de mídia e um glossário ambiental.
Os autores, todos jornalistas, são André
Trigueiro, Bill Hinchberger, Carlos Wilson de Andrade
Filho, Liana John, Marcello Beltrand,
Marcelo Canellas, Marcelo Leite, Nelson Blecher, Patrícia Palumbo, Regina Scharf,
Regina Vasquez, Roberto Duailibi,
"O livro, assim como os cursos que lhe deram origem, constituem um exemplo da parceria entre o WWF-Brasil e o IIEB em prol do fortalecimento institucional da sociedade civil e revela o compromisso do WWF-Brasil com a formação social para um desenvolvimento ambientalmente adequado, socialmente justo e economicamente viável", diz Denise Hamú, secretária geral do WWF-Brasil