As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


AMAZÔNIA

Desenvolvimento Sustentável local é o tema do Conselho Deliberativo da Rede GTA

Encontro dos 18 coletivos regionais da Rede GTA deste ano acontece de 20 a 23 de julho em São Luiz. Declaração política é a expectativa do evento. Em 2003, carta aberta da rede teve boa repercussão.

19 julho 2004

São Luis, MA - A maior rede de organizações populares, ambientalistas e de assistência técnica da Amazônia Brasileira promove na semana de 20 a 23 de julho o seu primeiro encontro do Conselho Deliberativo neste ano. Formada por aproximadamente 600 instituições filiadas, a Rede GTA está presente em nove estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e desde 1992 trabalha pelo reconhecimento das comunidades locais da floresta e de seus direitos como parte essencial do desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira.

Uma avaliação da conjuntura sociopolítica nacional e suas implicações para o meio ambiente e comunidades locais, tradicionais e indígenas da Amazônia será o eixo do encontro que vai reunir conselheiros, secretários técnicos e diretores da rede. Além de ameaças como a transformação do modelo colonial agrário-exportador em moderno agronegócio, a Rede GTA vai reunir dados sobre os avanços obtidos em diversas frentes – como a produção familiar sustentável, a defesa da diversidade social e ambiental, o monitoramento de impactos de grandes obras, a educação participativa, a comunicação comunitária e a cooperação latinoamericana – para formular uma plataforma de desenvolvimento sustentável local neste ano de eleições municipais.

Surgida em 1992 como uma das respostas sociais ao processo da Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento – promovida no Rio de Janeiro – o Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA) segue a proposta de aliança dos povos da floresta preconizada por Chico Mendes. Trabalha em cooperação com outros fóruns e instituições regionais e mantém assentos em diversos espaços participativos de governos federal, estaduais e municipais. Em 2003, obteve repercussão internacional com a campanha "O Cupuaçu é Nosso" ao lado de outros parceiros socioambientais. Integrante do conselho internacional do Fórum Social Mundial, reúne esforços para a realização de uma etapa regional em janeiro, o Fórum Social Pan Amazônico.

Em outubro do ano passado, em Brasília, um encontro semelhante resultou na "Carta Aberta da Rede GTA", um posicionamento político que orientou ações sociais e governamentais na defesa do maior patrimônio natural e cultural do país.

Em São Luiz, a programação ocupa o dia 20, depois da abertura às 8 horas, com um debate sobre a conjuntura amazônica nos planos latinoamericano e nacional como parte do debate sobre uma plataforma de desenvolvimento sustentável local. No dia seguinte a agenda é voltada para medidas institucionais de democratização da rede em sua diversidade de grupos sociais e étnicos. No dia 22 acontecem discussões sobre o calendário de mobilizações no segundo semestre.

A manhã do dia 23, a partir das 9 horas, é reservada para a recepção de visitantes e jornalistas na divulgação da plataforma de desenvolvimento sustentável local.

Mais informações:

 

Texto da Imprensa do GTA


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.