As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


TRANSGENIA

Monografia sobre transgênicos é uma das finalistas do Prêmio Intercom 2004

 

27 julho 2004 - Especial para a EcoAgência de Notícias

Porto Alegre, RS - Ao abordar o tema "Os transgênicos na imprensa: o caso da liberação da soja Roundup Ready", a jornalista Mariana Barboza tornou-se uma das finalistas do Prêmio Intercom 2004, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação. Mariana classificou-se na categoria graduação e concorre, no próximo dia 30 de agosto, durante o XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Porto Alegre, contra outros nove trabalhos. Também participam as categorias especialização, doutorado e mestrado. A monografia apresentada por Mariana Barboza foi a única selecionada, na categoria graduação, entre as que concorreram como Comunicação Científica e Cultura. No total, participaram 105 trabalhos.

"Essa monografia", lembra Mariana, "foi apresentada no início deste ano, como trabalho de conclusão no curso de Jornalismo na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da UFRGS, com orientação da doutora e professora Ilza Tourinho Girardi". Segundo ela, o tema transgênicos foi escolhido no momento em que houve a liberação da soja Roundup Ready, pelo presidente Lula, no ano passado.

"Acompanhei o fato pela mídia e o tratamento dado não me agradou", explica ela. "A pressa e o posicionamento dos jornalistas ao avaliarem a batalha política e social travada durante mais de uma semana no Palácio do Planalto, pareceu para mim uma grande grosseria com a população. E como só achar que a mídia estava errada não basta, decidi analisar quatros jornais principais do Rio Grande do Sul, nos sete dias anteriores à assinatura da liberação por Lula, em setembro de 2003".

A jornalista Mariana Barboza espera que a monografia possa ter servido como documento no episódio da liberação do plantio da soja Roundup Ready no Brasil, para que o caso não venha a ser esquecido. Ela destaca, ainda, a importância de se pensar mais na questão ambiental. "Vejo o meio ambiente como algo que perpassa todos os assuntos da mídia hoje, entre os quais, guerra, economia, política, pobreza, fome, desenvolvimento social, agricultura, etc. Deveria ser um filtro que as pessoas dos séculos passado e atual pudessem usar para ver todos os problemas e soluções do mundo. E o jornalista mais ainda".

Mariana ressalta a importância de sua orientadora, professora Ilza Tourinho Girardi, na realização da monografia. Na FABICO, acrescente ela, existem outros professores que têm ligação com o jornalismo ambiental, mas só a Ilza realmente possui ligação e participação ativa nessa área. "Considero isso muito importante, pois eu pretendia fazer um trabalho que pudesse contribuir de alguma forma para a educação e informação ambiental. Além do mais, a orientação da Ilza foi essencial para que eu fizesse todas as conexões necessárias para analisar a questão dos produtos transgênicos na agricultura e no jornalismo", conclui a jornalista.

Mais informações

Por Jornalista Juarez Tosi - Juarez@ecoagencia.com.br, especial para Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais - www.ecoagencia.com.br .


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.