As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


BIODIVERSIDADE - CONFERÊNCIA DO LBA

Queimadas reduzem chuvas locais e aumentam as tempestades na Amazônia

28 julho 2004

Brasília, DF - A exportação da fumaça das queimadas na Amazônia pode provocar efeitos climáticos em regiões como o sul do Brasil, Argentina, Paraguai, Atlântico Sul e Pacífico equatorial. A afirmação é da pesquisadora e coordenadora geral do CPTEC/INPE – Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Maria Assunção Faus da Silva Dias. Ela participou da plenária de hoje (27) da 3ª Conferência Científica do LBA - Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia, com a apresentação “Desmatamento e Queimadas como os forçantes da Mudança Regional Climática na Amazônia”.

A Conferência vai até esta quinta, 29/7. Segundo Assunção, parte da fumaça das queimadas se desloca e permanece no ar, impedindo a chegada da radiação solar ao solo e dando origem às frentes frias.

A chuva, por sua vez, “lava” a fumaça e traz para o chão produtos originariamente distantes daquele local, devido à migração dos gases. A penetração de compostos estranhos àquele ecossistema pode causar mudanças, como a exterminação de espécies. As queimadas também provocam alterações na freqüência e na composição das chuvas. As partículas que ficam no ar fazem com que as gotículas de água tornem-se muito pequenas, retardando o tempo de formação de nuvens e a sua conversão em chuva. Quando ocorre a precipitação, as nuvens estão bastante carregadas, ocasionando as tempestades.

Quando não há queimadas, as nuvens se formam mais rapidamente, transformando-se em “chuva limpa”. Isso significa que, em um primeiro momento, as queimadas produzem mais tempestades e menos chuvas locais.

  • A 3ª Conferência do LBA está sendo transmitida em tempo real. Para assistir, acesse um dos dois links: server8.pop.nc-rj-rnp.br/lba ou http://stream.nc-rj-rnp.br/lba

 

 

Texto da Imprensa do INPE


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.