As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


BIODIVERSIDADE

Mercado Livre diz que proibe a venda de animais silvestres

2 agosto 2004

Porto Alegre, RS - O saite Mercado Livre - www.mercadolivre.com.br  -, em decorrência da nota publicada na EcoAgência de Notícias sobre a sua autuação pelo IBAMA pela venda de animais silvestres, mandou nota aos Editores afirmando proibir anúncios de animais silvestres e outros produtos e serviços ilegais ou que firam a moral e os bons costumes.

A seguir, a nota oficial expedida em 30/7/2004 pela empresa:

"O Mercadolivre.com, principal site de comércio eletrônico e único parceiro do eBay no Brasil, proíbe anúncios de animais silvestres e outros produtos e serviços ilegais ou que firam a moral e os bons costumes. A empresa adota procedimentos de verificação e segurança para garantir a proteção às leis vigentes e vem se comunicando e colaborando com o Ibama sobre os anúncios apontados pelo instituto como ilícitos, mesmo antes da autuação.

O site enviou os dados cadastrais dos vendedores responsáveis pelos anúncios ao Ibama e solicitou que o mesmo o ajudasse a identificar os animais de comercialização proibida no País, além de continuamente tirar este tipo de oferta do ar. À época, o instituto mostrou inclusive sua admiração pela iniciativa e pela cooperação da companhia.

Entre as práticas implementadas pelo MercadoLivre.com, estão o monitoramento do site por meio de ferramentas de busca, a disponibilização de link para a própria comunidade de usuários denunciar infrações e a criação de um “pop up” de advertência aos usuários sobre as restrições à venda de animais silvestres.

Por ser uma plataforma de aproximação entre compradores e vendedores, com funcionamento similar aos classificados de jornais, o MercadoLivre.com não é proprietário ou guarda a posse dos produtos oferecidos, nem tampouco realiza as ofertas de venda ou efetua alguma compra. As políticas da empresa são expostas de forma clara a todos os cadastrados, através dos Termos e Condições Gerais, publicado no próprio site. A companhia tira do ar as ofertas potencialmente infratoras assim que toma conhecimento de sua existência.

Além dos animais silvestres, fazem parte da lista de itens não permitidos as armas de fogo, narcóticos, tóxicos e drogas de qualquer tipo, propriedade roubada ou contrabandeada, material falsificado, adulterado ou que viole direitos de propriedade intelectual de terceiros, produtos alusivos à prostituição e pornografia, cigarros e derivados do tabaco e promotores da violência ou discriminação de qualquer natureza. A lista completa está disponível em: http://www.mercadolivre.com.br/seguro_prohibidos.html."

A EcoAgência de Notícias acompanhará o desenrolar da autuação e informará se será cumprida, ou revogada por outra instância administrativa ou mesmo pela Justiça Federal, se a empresa socorrer-se dela.

 

Texto da Editoria da EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br  


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.