As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


INFORMAÇÃO

Rede de comunicadores da América Latina e Caribe lança página na Internet

27 agosto 2004

Montevideo, Uruguai - Já está disponível a página na Internet da Rede de Comunicadores Ambientais da América Latina e Caribe. O endereço é www.redcalc.org . A Redcalc foi criada durante Seminário Internacional realizado em Porto Alegre em junho de 2000, organizado pelo Programa de Gestão Urbana da ONU, através de seu escritório regional, com apoio da Prefeitura local. O saite será mantido por um ano através de recursos fornecidos pela Fundação Pacificar, na Argentina.

Já em maio de 2002, em Assunção, no Paraguai, a Rede e a delegação local da Organização Panamericana de Saúde organizaram o II Seminário Internacional de Comunicadores Ambientais da América Letila e Caribe. Paralelamente os membros da rede se encontraram para tratar de assuntos da organização.

Em junho de 2003, em Santiado do Chile, a Redcalc, juntamente com a Rede de Radialistas Ambientais da América Latina e Caribe e a Universidade ARCIS do Chile, organziaram o IV Seminário, tratando de Água, Saúde Ambiental e Comunicação, que teve o apoio do escritório regional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA.

No Panamá, em novembro de 2003, a Rede participou do encontro da sociedade civil paralelo à XIV Reunião de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, colaborando com a Iniciativa LatinoAmericana e do Caribe para o Desenvolvimento Sustentável.

Objetivos

A Rede de Comunicadores Ambientais da América Latina e Caribe - Redcalc - é um grupo formado por mais de 70 jornalistas e comunicadores de 15 países e objetiva melhorar o tratamento da temática ambiental nos meios de comunicação da região, assim como o intercâmbio e a formação profissional deste campo.

A Redcalc interliga membros das associações de jornalistas ambientais da Argentina, Colômbia, Equador, Guyana e Paraguay, além de grupos no Chile, Uruguai, Brasil, Bolíbia, Perú, Panamá, El Salvador, Venezuela, Guatemala e México. A rede mantém laços de complementariedade com outras redes da região, como a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, a mais antiga, com cerca de 300 integrantes, a Rede Mesoamericana e, mais recentemente, com a rede mexicana, Pal-Net.

Os principais objetivos traçados são:

  • 1. Promover a integração, intercâmbio e cooperação entre os jornalistas e os comunicadores ambientais da América Latina e o Caribe;

  • 2. Criar uma base de dados que reúna publicações impressas, digitais e audiovisuais produzidas pelos membros da RedCalc com o fim de ampliar seu conhecimento e facilitar a consulta do material e o acesso através da Internet;

  • 3. Contribuir para a consolidação, funcionamento e expansão de uma federação latinoamericana e caribenha de jornalistas e comunicadores ambientais;

  • 4. Formular e promover estrategias, projetos e atividades destinadas a capacitação dos membros da Rede;

  • 5. Incentivar e ampliar a agenda e a cobertura dos temas ambientais nos veículos de comunicação social da região; e

  • 6. Promover a divulgação de projetos ambientais locais ecologicamente sustentáveis e socialmente justos.

Mais informações:

Texto original da RedCalc - Tradução e versão final sob responsabilidade da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais - www.ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.