As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


CONSERVAÇÃO

ONGs organizam manifestação em defesa do que restou do Cerrado

7 setembro 2004

Curitiba, PR - Representantes de entidades ambientalistas e do Governo Federal, além de artistas e cidadãos reúnem-se nestas quinta-feira (9) e sexta-feira (10), na Explanada dos Ministérios, em Brasília, para organizar o Grito do Cerrado. A manifestação tem por objetivo de alertar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância da implementação de ações urgentes voltadas para a conservação do Cerrado brasileiro.

Durante a manhã da quinta-feira também está prevista a realização de uma mesa redonda sobre a Proposta de Emenda Constitucional – PEC/Cerrado, no Auditório do Anexo IV, na Câmara dos Deputados Federais. Paralelamente será realizada uma Feira de Experiências Sustentáveis, com produtos elaborados de uso sustentável de recursos naturais do Cerrado e de ações voltadas para a conservação do Bioma, além de apresentações culturais diversas. A mostra será na área externa do MMA – no gramado do canteiro central, das 10 às 22h.

Também está prevista uma passeata, com acesso livre a todos os interessados. Ela será engrossada por artistas, que portarão bonecos gigantes, pernas de pau, palhaços e tocadores de instrumentos. Será montado um palco com sonorização e iluminação para as apresentações culturais como shows musicais, dança e teatro. O local previsto para a manifestação é a Esplanada dos Ministérios – área externa próxima ao Ministério do Meio Ambiente (gramado), a partir de 10h.

O Cerrado é considerado a savana mais rica do planeta. Sozinho, é responsável sozinha por 5% de toda a biodiversidade global. As estimativas indicam que abriga mais de dez mil espécies de plantas, sendo 4.400 endêmicas, ou seja, que só existem no cerrado.

Em relação à fauna, o bioma conta com cerca de 837 espécies de aves, 161 de mamíferos (das quais 19 endêmicas), 150 espécies de anfíbios (45 endêmicas)e 120 espécies de répteis (entre elas 45 endêmicas).

Conforme levantamento recente, pelo menos 53% de toda a área de Cerrado brasileiro foi desmatada, extinguindo animais e flora, erodindo os solos, assoreando e contaminando os rios, e expulsando famílias e comunidades inteiras para a periferia dos centros urbanos. Segundo especialistas da organização Conservação Internacional, mantendo-se o ritmo atual de desmatamento, todo esse bioma poderá acabar até o ano de 2030.

Maiores informações

Informações da Assessoria de Comunicação da Rede Pró-UC com redação final da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.