As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


AR LIMPO

O mundo mobiliza-se para participar da Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro"

20 setembro 2004 - Especial para EcoAgência de Notícias Ambientais


Ilustração do saite Ruaviva - www.ruaviva.org.br

Porto Alegre, RS - Mais de 1.250 cidades em 24 países de todo mundo deverão participar nesta quarta-feira (22) da 4ª Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro”. O objetivo do evento é fazer com que as pessoas deixem seus carros nas garagens, ajudando, assim a melhorar a qualidade de vida, com a redução da poluição e do ruído urbano. Cresce o número de municípios brasileiros que estão aderindo à campanha, com a promoção de atividades alternativas, tentando mostrar que é possível reduzir a utilização dos veículos.

A iniciativa”, de acordo com o coordenador nacional do evento, o Instituto Ruaviva, “tem como objetivo estimular a implementação de políticas para um transporte limpo, barato e acessível a todas as camadas da população, além de aumentar a conscientização da sociedade sobre os benefícios da redução do tráfego motorizado para o meio ambiente local e global, para a saúde e para a qualidade de vida nas cidades”.

Além das ações dos órgãos oficiais, cada cidadão poderá contribuir da sua forma para a campanha, com a utilização do transporte público, realização de caminhadas, ou mesmo, participando dos eventos programados para a jornada. Muitas cidades inovarão, com programações diferenciadas dos anos anteriores.

Em Belo Horizonte (Minas Gerais), por exemplo, haverá mesas redondas entre universidades, entidades civis e população, um café da manhã na rua, concurso de redação, além de apresentações teatrais, musicais e distribuição de mudas de árvores.

Em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, o Comitê pela Paz no Trânsito realiza palestra nas escolas e um passeio ciclístico. Outras 38 cidades gaúchas decidiram, no Encontro de Municípios do Estado, realizado no último dia 9 de setembro, aderir à campanha e estarão promovendo inúmeras atividades.

Em São Luís (Maranhão) haverá gincana escolar, enquanto o município de Tubarão (Santa Catarina) promove passeio ciclístico e caminhada com alunos da rede municipal de ensino. Já, em Santos (São Paulo) acontece durante todo o dia a interdição de ruas para a realização de atividades. E, em Maringá (Paraná) os comerciantes preparam um concurso de vitrines e desfile de modas, tentando envolver os pedestres no projeto. Assim, a campanha se espalhará por centenas de municípios do país.

A Jornada conta com apoio do Governo brasileiro. Em Brasília, será realizado o lançamento oficial da jornada, a partir das 8h30min, entre os Blocos A e B da Esplanada dos Ministérios, com a participação dos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva e das Cidades, Olívio Dutra. Após ocorre a assinatura da Portaria do Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, o lançamento da Cartilha sobre Controle de Fumaça nos municípios e o Programa de Mobilidade das Cidades Históricas: Ouro Preto e Olinda. Em seguida serão inaugurados os bicicletários dos ministérios das Cidades, do Esporte, da Cultura e do Meio Ambiente.

De acordo com o Instituto Ruaviva, entre as cidades que participam da Jornada brasileira 2004 estão Araraquara, Pelotas, Belo Horizonte, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Pará de Minas, Dourados, Garibaldi, Dois Irmãos, Guarulhos, Londrina, Carazinho, Esteio, Maringá, Natal, Estância Velha, Poços de Caldas, Portão, Feliz, Santos, Porto Alegre, Imbé, Passo Fundo, São Luis, Capão da Canoa, Santa Rosa, Tubarão, Aracaju, São Leopoldo, Sapiranga, Vitória, Viamão, Salvador, Triunfo, Sobradinho, Itabuna, Governador Valadares, Joinville, Campinas, Rio Grande, Gravataí, Coronel Pilar, Varginha, São Paulo, Canela, Imigrante, Itabuna, Guaíba, Tiradentes do Sul, Muitos Capões, Caxias do Sul, Criciúma, Campo Grande, Teresina, Nova Bréscia, Marques de Souza, São Francisco de Assis, Maraú, Coronel Pilar, Capela de Santana, Novo Hamburgo, Venâncio Aires, Santa Cruz, Ivoti, Alvorada, Dr. Maurício Cardoso, Santo Antônio da Missão.

 

Mais informações no site:

 

Jornalista Juarez Tosi, da redação da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.