As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


FUTURO EM DEBATE

Serra gaúcha reflete o futuro da água

5 outubro 2004

Caxias do Sul, RS - Integrando as comemorações da Semana Interamericana da Água, a cidade gaúcha de Caxias do Sul realiza sua 11ª edição do evento com uma programação intensa de eventos dirigidos para crianças, adultos e terceira idade, incluindo desde a benção das águas, limpeza de represas, repovoamento de alevinos, mostras e oficinas de arte, concurso de fotografias e debates, entre outros. A formação de uma Aguateca pretende reunir referencial teórico sobre os recursos hídricos e também sobre a sustentabilidade do meio ambiente.

O empenho na conscientização sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos se justifica especialmente na região. Localizada em topo de serra, a 760m do nível do mar, e situada sobre um divisor de águas de duas bacias hidrográficas, a cidade de cerca de 400 mil habitantes produz mensalmente algo em torno de 1,5 bilhão de litros de esgotos, dos quais apenas 8% é tratado.

A parte maior é encaminhada para fossas sépticas ou rede pluvial. Soma-se a isto a contaminação industrial de um dos maiores pólos metal-mecânicos do país, com emissões para o meio - ainda que ilegais - de efluentes altamente tóxicos. O resultado é a poluição de praticamente todos os arroios no entorno do município. Arroios que alcançam os rios Caí e Antas, cujo fim de percurso é o Lago Guaíba que circunda a capital gaúcha com água poluída, apesar de espelhar um belíssimo pôr-de-sol.

Como Caxias do Sul está afastada de grandes mananciais e o abastecimento público precisa ser através do represamento de pequenos arroios, a disponibilidade da água potável está cada vez mais distante, inclusive geograficamente. A região apontada como futura bacia de captação – localizada na região dos campos de cima da serra – vem sendo invadida nos últimos cinco anos por produtores de hortaliças adeptos da agricultura mecanizada e dos agrotóxicos.

As providências da administração pública restringem-se à área urbana. Implantou estações de tratamento (já em funcionamento) nas áreas invadidas sobre bacias de captação e elaborou um plano diretor de esgotos para o restante do município. Neste caso a cobrança das taxas já iniciou em janeiro de 2004, num montante de 40% sobre o consumo de água, mas as obras de construção dos coletores e das estações de tratamento continuam no papel e correm o risco de irem rio abaixo com a possível mudança de linha política da próxima administração.

A programação da XI Semana Interamericana da Água de Caxias do Sul acontece de 9 a 16 de outubro de 2004 com o tema Água Gestão: responsabilidade de todos (confira em www.samaecaxias.com.br). A Semana conta com o apoio do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, Associação Riograndense de Imprensa - Serra Gaúcha, Associação Gaúcha de Pesca com Iscas Artificiais, secretarias do município, sindicato das pré-escolas, Cáritas e Diocese de Caxias do Sul, Câmara de Vereadores, grupos de escoteiros e bandeirantes e Un – Habitat.

Jornalista Vera Damian vera@ecoagencia.com.br  - Exclusivo para EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.