As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pronea ajuda emendas ambientalistas ao Orçamento

19 outubro 2004

Brasília, DF - O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Ricardo Manoel Henriques, e o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, afirmaram nesta terça-feira (19) que o Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea), desenvolvido desde o ano passado pelos dois ministérios para unificar as ações de educação ambiental, vai permitir a otimização das emendas parlamentares ao Orçamento vinculadas à preservação ecológica, evitando as abordagens ambientais fragmentadas.

Eles participam de audiência pública conjunta das Comissões de Educação e Cultura; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ricardo Henriques explicou que o objetivo do Governo é obter uma alta capilaridade para o programa, o que significa desenvolver ações no maior número possível de municípios. Cerca de 16 mil escolas do País já participam do programa. Estão sendo formados dois professores e dois estudantes em cada uma elas - em nível nacional, são 32 mil professores e 32 mil jovens estudantes treinados.

Segundo o secretário do MEC, é preciso superar a idéia de que educação ambiental se resume ao ensino da reciclagem. "Essa disciplina tem o objetivo de despertar as consciências e as atitudes na busca do desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, aliado ao desenvolvimento social e à preservação ambiental.

A audiência prossegue no plenário 10. Ela é acompanhada por cerca de 30 crianças e adolescentes alunos de escolas públicas do Distrito Federal.

Agência Câmara dos Deputados.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.