As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Parque Nacional do Iguaçu é o melhor exemplo de área protegida no País, diz o IBAMA

20 outubro 2004

Curitiba, PR - O Parque Nacional do Iguaçu é considerado hoje o melhor exemplo de manejo de Unidade de Conservação no País. Dentre os 54 parques nacionais, ele é o que mais desenvolve pesquisas com qualidade e o que oferece melhor estrutura para atender a comunidade local e aos turistas sem o comprometimento da biodiversidade. Em contrapartida, a reserva biológica de Gurupi, no Maranhão, é uma das Unidades de Conservação mais problemáticas devido ao contrabando e tráfico de drogas numa área cujo acesso é restrito.

O Governo Federal está elaborando estratégias para melhorar as condições das unidades que vêm tendo bom desempenho e também para ampliar a fiscalização e autuação dos responsáveis pela depredação das unidades com problema. “O governo está empenhado em preservar a qualidade das áreas protegidas e combater os que tentam destruí-las”, afirmou Cecília Ferraz, diretora de Ecossistemas do Ibama, durante o IV CBUC – Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, que está acontecendo em Curitiba.

Ferraz disse que hoje que o Governo já destinou mais de R$ 179 milhões para a criação e manutenção das áreas protegidas. “Queremos ampliar o número destas áreas e envolver a sociedade, conscientizando-a da importância da preservação das unidades para o bem estar do mundo”, declarou.

Segundo Ferraz, até agora foram criados 800 mil hectares de Unidades de Conservação, na forma de Parque Nacional, Estação Ecológica, Reserva Extrativista e Floresta Nacional. A Unidade de Conservação de maior destaque, dentre as criadas recentemente pelo Governo Federal, é o Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Santa Catarina, em plena Mata Atlântica, com 57 mil hectares.

Apesar das estratégias, o Governo Federal reconhece que implementar e assegurar o manejo das Unidades de Conservação é um enorme desafio. Dos 54 parques nacionais, por exemplo, apenas 20 estão abertos à visitação pública e o de melhor rentabilidade é o Parque Nacional do Iguaçu, localizado em Foz do Iguaçu (PR), que recebe anualmente cerca de 9 milhões de visitantes.

Das 254 Unidades de Conservação federais, somente 60 têm conselhos já instalados o que permite melhor manejo e planejamento. Muitas delas, criadas na década de 60, não tiveram sequer uma parcela regularizada ou indenizada–neste rol está incluído o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, o primeiro parque criado no país.

Assessoria de Imprensa do IV SNUC com edição final da EcoAgência de Notícias


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.