As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


ÁGUA

A necessidade leva à solidariedade - debate na Zoobotânica

21 outubro 2004

O Projeto Verdes Debates, promovido mensalmente pela Fundação Zoobotânica do RS, reuniu na quarta-feira,  19/10, especialistas na área, para tratar do tema água x biodiversidade. Segundo a pesquisadora do Museu de Ciências Naturais/FZB-RS, Cecília Volkmer Ribeiro, "a evolução da humanidade, no decorrer das eras, conduziu a diferentes processos socioeconômicos e culturais, que produziram mudanças comportamentais significativas, e, por conseqüência, alterações ambientais profundas" .

A ênfase da sua participação foi abordar o histórico da evolução da humanidade e suas interferências na manutenção das condições vitais . Para o engenheiro e administrador de empresas, Vitor Bertini, Presidente da CORSAN e Presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE), os maiores problemas estão diretamente ligados à falta de participação da população dos centros urbanos. "O Estado investe um grande volume de recursos financeiros para implantação de estações de tratamento e a população não se interliga aos sistemas", informa Bertini.

Segundo ele, até a década de 80 , a demanda da sociedade era pelo tratamento de água. Atualmente, a situação se inverteu, pois a maior parte dos municípios já tem água tratada. A demanda agora é por esgoto. Bertini chama a atenção de que "a cada real investido em saneamento , há redução de quatro reais gastos em tratamento de saúde".

O Eng. Paulo Renato Paim, Coordenador da Comissão Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí e Secretário Executivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, teve sua participação no debate avaliando as questões de cunho legal relacionadas com a questão, destacando a importância do tema Biodiversidade neste contexto. Destacou, ainda, que "ao se tratar de desenvolvimento sustentável , juntam-se dois conceitos que por muito tempo caminharam dissociados : o crescimento sócio-econômico e a preservação ambiental".

No que tange à legislação vigente destacou que "ela é ótima , mas a lógica de sua aplicação não é". Paim salientou o papel da gestão desempenhados pelos comitês de bacias.

O Eng. Ivo Mello, Presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí e Vice Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, destacou a mudança comportamental das sociedades envolvidas na gestão dos recursos hídricos. Segundo ele, no meio produtivo rural, a água se tornou um elemento de união entre distintos parceiros.

Destacou, ainda, a necessidade de se levar ao conhecimento das populações , aspectos relacionados com a biodiversidade local . Deu, como exemplo, as esponjas - ameaçadas de extinção - encontradas no Rio Jaguari , e que se tornaram uma sensação na região. Relatou, também, o fato de que países com alta população (ex. China) passaram a adquirir produtos no exterior (reduzindo suas áreas de plantio), para ter água para populações urbanas.

Segundo Mello, para eles, "sai mais barato comprar produtos no exterior do que buscar água, assim investem mais em saneamento" .

Segundo a presidente da Fundação Zoobotânica, Advogada Verena Nygaard, que participou do debate, "a escassez da água pode levar a um novo paradigma: a solidariedade".

O Projeto Verdes Debates teve a coordenação da bióloga Luiza Chomenko, pesquisadora na Fundação Zoobotânica do RS.

Texto da Assessoria de Comunicação da FZB


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.