As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


EDUCAÇÃO

Oficina do NEJ/RS em escola de ensino fundamental mostra como desenvolver o jornalismo ambiental

23 outubro 2004 - Especial para a EcoAgência de Notícias

Porto Alegre, RS - Uma oficina de jornalismo ambiental marcou a participação do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) no seminário "Nossa Escola no Caminho de uma Sociedade Sustentável", na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Miguel Tostes, em Porto Alegre, nessa quinta-feira (21). Localizada na Rua Déa Coufal, n° 1000, Bairro Ipanema, a instituição está rodeada por mata nativa, com a presença de pássaros, lagartos e gambás o que ajuda aos professores na tarefa de desenvolver nos estudantes valores éticos voltados ao cuidado consigo e com o seu meio ambiente.

A oficina, ministrada pelas integrantes do NEJ/RS, Elaine Barcellos e Ilza Maria Tourinho Girardi, desenvolveu como conteúdos os conceitos e funções do jornalismo e do jornalismo ambiental, conceito de notícia, elementos da notícia, a pirâmide invertida, pauta, fonte, entrevista e dicas para elaborar um bom texto. O trabalho foi acompanhado atentamente por estudantes, professores e funcionários que estão associados na execução do projeto político pedagógico da instituição, que apresenta uma proposta diferenciada.

Esse projeto foi construído coletivamente por estudantes, pais, professores e funcionários contemplando as peculiaridades da clientela. De acordo com a diretora Maria Catarina Rabelo Gloria, "a escola atende principalmente crianças e adolescentes com defasagem idade/série, dificuldades de aprendizagem, em situação de risco e que estão sob proteção do Estado, autores de atos infracionais e tutelados pela FASE, com problemas de ajuste social e por isso excluídos de outras escolas e/ou comunidades. Há também estudantes com comprometimento psíquico e que fazem uso de medicação controlada". A proposta pedagógica é organizada em etapas, da 1ª equivalente à educação infantil, à 9a equivalente à 8ª série e segue como metodologia o construcionismo interacionista.

O convite para o NEJ/RS ministrar a oficina partiu da professora Maria Helena Jardim, coordenadora pedagógica, tendo em vista que o projeto, entre seus diversos aspectos, contempla a questão ambiental e o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos meios de comunicação, além da capacitação da própria comunidade escolar para produção de um jornal.

Após a oficina, as representantes do NEJ/RS visitaram a exposição organizada pelos estudantes e observaram todas as atividades que foram realizadas até a concretização da horta escolar. Mesmo com uma estrutura física precária, contando muitas vezes com a contribuição financeira do corpo docente para a realização dos projetos, as dirigentes da escola não perdem o entusiasmo e sonham com o dia em que poderão ter um laboratório de informática para complementar a formação dos estudantes.

Da redação da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.