As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


NACIONAL

Anvisa abre consulta sobre medidas de controle da água mineral

30 outubro 2004

Brasília, DF - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira  (29) no Diário Oficial da União a Consulta Pública nº 67/04, que irá colher sugestões sobre a proposta de regular a fabricação e industrialização de água mineral natural e água natural. Setores interessados, entidades envolvidas e sociedade em geral dispõem de 90 dias, a contar da publicação da consulta, para apresentar críticas e sugestões ao documento.

Depois disso, será criado o Manual de Boas Práticas de Fabricação, que vai padronizar nacionalmente os procedimentos de controle de qualidade sanitária da água industrializada e todas as etapas do processo de fabricação.

Entre as inovações previstas, está a obrigatoriedade de utilizar o aço inoxidável nos equipamentos usados no processamento da água mineral, que protegerá a água de possíveis contaminações. Também serão adotadas medidas para embalagens retornáveis e garrafões, com critérios rígidos para reutilização do material.

Os veículos transportadores de água deverão adotar medidas de higiene que garantam a ausência de contaminação, como cobertura limpa e impermeável para a proteção da carga. Também não será permitida a condução, junto à água mineral, de outra carga que possa comprometer a higiene do produto.

Outro ponto importante que consta da proposta é que a água mineral e a água natural não poderão mais ser vendidas em postos de gasolina, exceto em lojas de conveniência. A proposta é que a água seja vendida somente em estabelecimentos comerciais de alimentos e mantidas em locais limpos, secos e arejados. Será proibido estocar o produto perto de material de limpeza, gás de cozinha e outros elementos tóxicos.

Os interessados em contribuir podem enviar sugestões para o e-mail gicra@anvisa.gov.br, para o fax (61) 448-6274 ou para o endereço SEPN 515, Bloco B, Edifício Ômega, Brasília-DF, cep. 70770-502.

por Irene Lôbo, repórter da Agência Brasil


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.