As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Gestão Hídrica

Situação dos mananciais hídricos é tema de debate entre jornalistas da América Latina e Caribe

 

6 novembro 2004 - - Especial para EcoAgência de Notícias

Porto Alegre, RS - Jornalistas ambientais de vários países da América Latina e Caribe reúnem-se nas próximas segunda-feira (8) e terça-feira (9), em Porto Alegre, para debater a situação dos mananciais hídricos da região. O Encontro Regional de Jornalistas e Comunicadores Ambientais da América Latina e Caribe, evento preparatório ao II Fórum Internacional das Águas, será realizado no Plenarinho da Assembléia Legislativa.

Já estão confirmados representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador, Chile, Colômbia, Guiana, Panamá, México e Cuba, todos integrantes da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe (RedCalc). O tema do Encontro é “Gestão de Bacias e Aqüíferos Compartilhados na América Latina e Caribe”.

Todos os anos a RedCalc realiza encontro em um dos países onde possui representação, lembra a coordenadora do evento e moderadora no Brasil da RedCalc, Cecy Oliveira. “Essa é uma grande oportunidade para os jornalistas ambientais das Américas e Caribe trocarem informações, além de fortalecer e ampliar a Rede”, enfafiza Cecy Oliveira. O último Encontro foi realizado no ano passado no Chile.

A Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe surgiu durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, em Porto Alegre, em 2002, baseando-se na Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), fundada em 1998, pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) e Agir Azul na Rede. Aqüífero Guarani é bem público?

O evento que inicia nesta segunda-feira na Assembléia Legislativa deverá debater se o Aqüífero Guarani é um bem da humanidade ou pertence aos países que o compartilham. O Aqüífero Guarani é considerado o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo, com 1,3 milhões de quilômetros quadrados e abrange Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em nosso país, ele se estende pelos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do sul.

Entre os apoiadores do evento estão o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Escritório Regional para a América Latina e Caribe; Organização dos Estados Americanos (OEA); Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF); Grupo do Banco Mundial (WB); II Fórum Internacional das Águas; Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS); Associação Riograndense da Imprensa (ARI); Assembléia Legislativa, Governo do Estado e Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul; Aliança de Comunicadores para o Desenvolvimento Sustentável (COM+); UNESCO, Escritório para o Mercosul, Instituto Brasileiro de Estudos e Ações em Saneamento Ambiental (Ibeasa), Revista Aguaonline e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS).

As palestrantes serão desenvolvidas pelo secretário-executivo do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani (PAG), Luiz Amore; coordenadores nacionais do Aqüífero, María Josefa Fioriti, (Argentina), Julio Thadeu Kettelhut (Brasil), Elena Benítez (Paraguai), Alejandro Arcelus (Uruguai), além do ministro de Meio Ambiente do Paraguai, Alfredo Molinas. No encontro serão debatidas as experiências de administração de recursos naturais transfronteiriços, além de análises como as do Equador-Peru, através do Projeto Binacional Catamayo-Chira, apresentado pelo engenheiro Luis Zegarra Caminatti, a da Costa Rica-Nicarágua, com o Projeto San Juan, a cargo do arquiteto. Jorge Rucks (OEA), e a do México-EUA, por Victoriano Garza Almanza, representante do Centro de Estudos de Meio Ambiente da Universidad Autônoma de Ciudad Juárez, Fronteira México/EUA). Também serão analisados os acordos internacionais de investimento e de comércio e os direitos e a capacidade nacional de gestão da água e conflitos ambientais associados, a cargo de Miguel Solanes (CEPAL).

Veja o programa completo do Encontro:

8/11 segunda-feira

  • 08h30min. – Registro dos participantes
  • 09h00min. – Cerimônia de abertura
  • 10h30min – Painel e debates:

Políticas de Financiamento e Apoio Técnico para Projetos de Gestão de Bacias e Aqüíferos

Palestrantes:

1) Arq. Jorge Rucks – OEA
2) Bel Abel Mejía – FMMA – Banco Mundial
3) Programa Hidrológico Internacional para a América Latina e Caribe
Moderadora: Margarita Rosa Vega – RedCalc – Peru

14h30min – Painel e debates

Projeto para a Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani

1) Características Básicas do Recurso e o Projeto (tarefas e objetivos) – Luiz Amore – secretário-geral do Projeto do Aqüífero Guarani (PAG)

Moderador: Walberto Caballero ( RedCalc, Paraguai)

2) Base Legal e Institucional para Gestão em Cada País e no Mercosul: Gestão e Usos do Recurso

Palestra dos coordenadores regionais:

a) Maria Josefa Fioriti – Argentina
b) Julio Thadeu Kettelhut – Brasil
c) Elena Benítez – Paraguai
d) Alejandro Arcelud – Uruguai
Moderador: Luis Gallegos (Red Calc, Chile)

Taxa de inscrição: R$ 50,00.

Texto do Jornalista Juarez Tosi (juarez@ecoagência.com.br), Especial para a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.