As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


GESTÃO HÍDRICA

A água não é uma mercadoria, mas um bem humano

A declaração é do ex-presidente de Portugal Mário Soares, que participou da abertura do Fórum Internacional das Águas, em Porto Alegre.

9 outubro 2004 - Especial para a EcoAgência de Notícias

Porto Alegre, RS - A água não pode ser vista como uma simples mercadoria e os problemas a ela ligados não devem ser encarados sob o ponto de vista econômico, mas sim humanos. A declaração foi feita na noite desta terça-feira (9) pelo ex-presidente de Portugal e atual presidente do Comitê Internacional para o Contrato Mundial da Água, Mário Soares, durante a abertura do II Fórum Internacional das Águas, que se realiza em Porto Alegre, sul do Brasil.

A solenidade de abertura contou, ainda, com a presença do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, que representou a ministra Marina Silva, e autoridades estaduais e municipais.

Mário Soares, que por duas vezes teve sua palestra interrompida por aplausos, foi enfático ao criticar os que defendem a privatização da água. Ele tem percorrido o mundo sempre defendendo que a distribuição da água não vem sendo assegurada pelos serviços públicos, mas por empresas privadas que pretendem lucrar com sua privatização. O ex-presidente de Portugal lembrou que no planeta há cerca de um bilhão e 400 milhões de pessoas que não possuem acesso à água e, enfatizou, que num futuro próximo ela deverá se tornar mais importante que o petróleo.

O modelo neoliberal também foi criticado veementemente pelo presidente do Comitê Internacional para o Contrato Mundial da Água por ter comprovado não conseguir atender as necessidades básicas do cidadão. Por outro lado, elogiou a realização do Fórum Internacional das Águas em Porto Alegre. No seu entender, “o Fórum surge num momento próprio para que os brasileiros tomem consciência sobre a importância da preservação da água”.

O presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), uma das entidades promotoras do evento, Ercy Torma, mostrou-se satisfeito com a presença de público e destacou que o próprio tema do Fórum deste ano, “a vida em debate”, mostra a importância que o encontro adquiriu. Para Ercy Torma, o Rio Grande do Sul é ponto estratégico nesse debate por ser parte de uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, o Aqüífero Guarani.

O Fórum Internacional das Águas continua nesta quarta-feira com as conferências “Usos Múltiplos da Água” e “A Água Como Direito Universal”. Ao longo do dia também serão desenvolvidos vários painéis.

Novo sítio para a EcoAgência

Na quinta-feira (11), o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) fará o lançamento, no final da tarde,  do novo sítio da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.. Na mesma ocasião, a jornalista e escritora carioca Anne Raquel Sampaio autografará sua mais recente obra, “Yakacy, o Minstério da Senhora das Águas”.

Juarez Tosi (juarez@ecoagencia.com.br), especial para EcoAgência Solidária de Noticias Ambientais.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.