As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


Escolhidos os vencedores do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental

EcoAgencia

11 NOVEMBRO 2004

Porto Alegre, RS - A Fundação Estadual de Proteção Ambiental "Henrique Luiz Roessler" divulgou, nesta quarta-feira (10), os vencedores do prêmio de jornalismo, patrocinado conjuntamente com o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), Associação Riograndense de Imprensa e Sindicato dos Jornalistas. Entre os 48 trabalhos inscritos foram selecionados os seguintes:

Categoria Jornalismo Impresso/ Texto Jornal, Carlos Domingues, do Diário de Santa Maria, com a reportagem “Val de Serra – bela útil e ameaçada. Menção honrosa para o jornalista Rodrigo Lopes, editor do caderno Ambiente de Zero Hora, pelo trabalho “Aonde vai o lixo que você separa".

Na categoria Jornalismo Impresso/Fotografia, o trabalho vencedor foi de Ricardo Duarte, do Jornal Zero Hora, com a foto denominada “Lixo”. Receberam menções honrosas Ronaldo Bernardi, também de Zero Hora, e Cristiano Sant’Anna, da revista Globo Rural, de São Paulo.

Na categoria Radiojornalismo, o prêmio foi atribuído para o jornalista Jocimar Farina, da Rádio Gaúcha, com a reportagem “Água: como preserva-la”. Menção honrosa para a repórter Alexandra Fiori, da Rádio Bandeirantes, com o trabalho “A escassez da água começou Estiagem no sul do país deixa a população sem água e leva autoridades a repensar o uso dos rios".

A categoria Telejornalismo teve como vencedor o jornalista Nilton Schüller, da TelevisãoEducativa, com a matéria “O ouro azul”, que foi exibida,ainda pela TVE-Rio e TV Nacional, de Brasília. Recebrram menções honrosas, o próprio Nilton Schüller, pela reportagem “Rincão Gaia”; Paulo Renato Soares, da RBS TV, com o programa “O litoral gaúcho”; André Rosseto, da Televisão Educativa, pelo trabalho “Delta do Jacuí”; e Angélica Coronel Couto, também da Televisão Educativa,com a reportagem “A ameaça dos mexilhões”. Já, na categoria Webjornalismo, o prêmio máximo foi para o jornalista Carlos Matsubara, do saite de notícias ambientais Ambiente Já, pelo conjunto da proposta da constituição de portal de informações especializadas em meio ambiente.

Em relação à categoria Jornalismo Impresso / Texto Revista, a comissão julgadora achou por bem não atribuir prêmio porque a documentação referente ao único trabalho inscrito não incluiu comprovação do registro profissional como jornalista.

Os contemplados receberão seus prêmios no próximo dia 20 (sábado), a partir das 10h30min, no Salão Nobre Hipólito José da Costa da sede da ARI, Avenida Borges de Medeiros, 915, 8º andar. Serão atribuídos Diplomas de Mérito e Certificados de Participação. As entidades promotoras destacam, no entanto, o alto nível de todos os trabalhos concorrentes.

O diretor -presidente da Fepam, Claudio Dilda, festejou a quantidade de trabalhos inscritos. Segundo ele, “o Rio Grande do Sul é, hoje, referência nacional em preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável porque são temas que sempre encontraram amplos espaços na mídia, seja para apontar caminhos, seja para denunciar agressões à biodiversidade".

A Comissão Julgadora foi composta pelos seguintes profissinais Antônio Goulart (ARI), João Brites Júnior (Sindicato) e professoras de Comunicação Social Ilza Maria Girardi Tourinho (NEJ/RS) e Rosa Nívea Pedroso, representante da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS.

Da Redação da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.