As últimas notícias da EcoAgência
[ Conteúdo total | Pesquisar | Avançar | Voltar | Página Inicial ]


II FÓRUM INTERNACIONAL DAS ÁGUAS - Novo sítio da Ecoagência é apresentado em debate sobre comunicação - Especial Ecoagência

EcoAgencia

11 novembro 2004

Porto Alegre, RS - O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS) apresentou nesta quinta-feira, durante o painel "Gestão dos Recursos Hídricos e Comunicação Social", no Fórum Internacional das Águas, que se realiza em Porto Alegre, o novo layout da página da Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais na Internet.

O portal Ecoagência foi lançado em janeiro de 2003, durante a terceira edição do Fórum Social Mundial, a partir de parceria entre o NEJ/RS e a Pangea - Associação Ambientalista Internacional, mantenedora do portal informativo e iniciativas AgirAzul. Agora, o portal foi reformulado, visando facilitar a navegação por parte dos internautas. Todo o é voluntário e as notícias dos jornalistas da EcoAgência podem ser reproduzidas pelos veículos de comunicação, desde que citada a fonte. Apenas a reprodução das fotografias, eventualmente reproduzidas, deve ser remunerada, a partir de contato direto com o fotógrafo.

O painel "Gestão dos Recursos Hídricos e Comunicação Social", contou com palestras da jornalista e escritora carioca Anne Raquel Sampaio, do jornalista paraguaio e membro da Rede Latinoamericana de Jornalismo Ambiental, Walberto Caballero e do representante da Rede Interamericana de Recursos Hídricos, Alberto Palombo (da Venezuela). A mediação do debate foi o editor de meio ambiente uruguaio Victor Bachetta.

Ao abrir o painel, a escritora e jornalista Anne Raquel Sampaio foi enfática ao afirmar que a mídia brasileira não faz comunicação, mas apenas se reporta a contar histórias. "Fazer comunicação é compartilhar idéias", enfatizou ela, "o que não é o nosso caso. No entanto, temos bons contadores de histórias".

Anne Raquel Sampaio trabalha há mais de 20 anos com o meio ambiente. Segundo ela, sentindo a rápida degradação dos recursos ambientais, resolveu estudar as sociedades ancestrais indígenas para ver como poderia colaborar na solução dos problemas. "Foi então que eu descobri", salienta, "que nossos antepassados respeitavam muito os cinco elementos da natureza: terra, água, ar, fogo e mboray (amor solidário), o que as gerações mais recentes vêm desrespeitando constantemente".

Exclusão Ambiental

No entender da escritora e jornalista a exclusão social tem levado também o homem a ser excluído da natureza. Ao final do evento, Anne Raquel Sampaio autografou sua mais recente obra "Yakacy, o Mistério da Senhora das Águas". Ela própria conta que "a obra, dirigida às crianças, é repleta de muita magia e mistério. Em resumo, é um canto de amor ao planeta Terra, considerado pelas culturas ancestrais dos índios brasileiros como a casa, a Grande Aldeia (Tekoá) de todos nós".

O jornalista do diário paraguaio ABC Color Walberto Caballero apresentou o trabalho da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe (RedCalc), criada no ano de 2000, em Porto Alegre, a partir da experiência da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Segundo Caballero, a RedCalc possui hoje cerca de 100 jornalistas da América e Caribe e se dedica a debater o papel dos meios de comunicação nas questões ambientais.

"Nenhuma gestão terá êxito", enfatizou ele, "se não for compreendida a importância do componente comunicação. O painel contou com a presença de jornalistas do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador, Chile, Colômbia, Guiana, Panamá, México e Cuba, que de nos dias 8 e 9 deste mês participaram do Encontro Regional de Jornalistas e Comunicadores Ambientais da América Latina e Caribe, também realizado em Porto Alegre.

Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe (RedCalc)

http://www.redcalc.org

Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

http://www.ecoagencia.com.br

Juarez Tosi (juarez@ecoagencia.com.br), especial para Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.