As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Brasil poderá adotar rede de alfabetização ecológica

De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Data: 22-jan-03
Hora 19:12:21

A idéia de difundir no Brasil as redes de alfabetização ecológica será apresentada pelo físico e teórico de sistemas Fritjof Capra à Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, no próximo domingo, dia 26. O modelo criado pelo Centro dirigido por Fritjof Capra nos Estados Unidos e adotado pelas escolas municipais de Curitiba trabalha com a idéia de proporcionar aos estudantes vivências que proporcionem, além do conhecimento, um contato emocional com a natureza. É o que ele considera a experiência intrínseca com a prática da ecologia. Capra deu entrevista coletiva hoje, 22/01, na PUCRS, antes de sua conferência sobre “Alfabetização Ecológica”, no salão de atos da universidade.

O fundador do Centro de Ecoalfabetização de Berkley, na Califória, adiantou alguns coneitos que serão mais amplamente tratados nas suas conferências no FSM. Taxou de “absolutamente injustificável” qualquer distância entre os movimentos sociais e os movimentos ecológicos. Com relação ao atual modelo econômico, apontou a necessidade de adotar novos valores que não estejam voltados exclusivamente para o lucro, mas que incorporem a dignidade humana e a sustentabilidade.

Salientou como fundamental que a ciência reveja sua ética e sua prática.”As atuais parcerias de cientistas com indústrias, voltadas para o lucro de grandes corporações, hoje vistas como vantajosas, iriam a julgamento em tribunal há 30 anos, por não privilegiarem o bem-estar coletivo”, exemplificou Capra.

Sexta-feira

Na sexta-feira, 24, Capra expõe a formatação do pensamento sistêmico nas organizações em oficina sobre “Complexidade e Administração”, no auditório do Hospital de Clínicas, às 17h.

Sábado

A ciência para uma vida sustentável” é o tema de sua palestra no Araújo Viana, no próximo sábado, às 9h, na qual terá como debatedores o teólogo Leonardo Boff e o físico budista Padma Samten e como moderador o filósofo Celso Marques.

Segunda-feira

Segunda, 27 às 18h, Fritjof Capra dá testemunho no Anfiteatro Pôr- do-Sol sobre Energia e Sustentabilidade. Por sugestão de participantes do Acampamento Intercontinental da Juventude, deve incorporar ao testemunho o tema da Alfabetização Ecológica.

O autor de livros como o “Tao da Física” e “Ponto de Mutação”, veio para Porto Alegre participar do Fórum Social Mundial, a convite do Núcleo de Ecojornalistas do RS, Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente, da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, Cooperativa Ecológica Coolméia, Fundação Gaia, Movimento Roessler, Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da UFRGS e Pró-Reitoria de Extensão da PUC.

Jornalistas Silvia Marcuzzo e Vera Damian (NEJ/RS) silvia@ecoagencia.com.br  e vera@damian.com.br 


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.