As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


FSM: Seminário discute a poluição eletromagnética dos telefones celulares

De: - EcoAgência de Notícias
Data: 23-jan-03
Hora: 00:02:29

Os Campos e radiações eletromagnéticas não ionizantes: os impactos de novas tecnologias sobre a saúde e o meio ambiente” é o tema central do Seminário que ocorre no Plenarinho do Legislativo Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255 – 2º andar), próximo ao Acampamento Internacional da Juventude, nos dias 24 (sexta-feira) e 25 de janeiro (sábado), a partir das 8h30min.  

O Seminário é promovido pela Abradecel (Associação Brasileira de Defesa dos Moradores e Usuários Intranqüilos com Equipamentos de Telecomunicações Celular) e integra o Eixo sobre Desenvolvimento Democrático e Sustentável do Fórum Social Mundial. Tem como objetivo analisar as questões de saúde pública e os impactos ambientais relacionados com a exposição dos seres humanos e do meio ambiente a campos e radiações eletromagnéticas criadas pelas linhas e torres dos sistemas de transmissão do sistema de telefonia celular.

Apóiam a realização do evento o Sinttel/RS (Sindicato dos Telefônicos) e o NEJ-RS (Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul). Estarão reunidos os maiores cientistas e estudiosos no assunto, entre eles a doutora Libby Kelley, coordenadora da ONG Council on Wireless Technology Impacts, sediada na Califórnia, nos Estados Unidos. A entidade produziu um documentário sobre a influência dessas radiações na saúde, que será exibido nos dois dias. Além dela, estarão presentes especialistas brasileiros renomados, como os professores Francisco Tejo (Universidade Federal da Paraíba), Álvaro Salles (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Carlos Eduardo Abrahão (Universidade de Campinas – SP) e representantes dos ministérios da Saúde, Meio Ambiente, Fundação Nacional da Saúde, entidades públicas e meio acadêmico.

Para o presidente da Abradecel, João Carlos Rodrigues Peres, é preciso controlar com cautela os níveis de exposição, tanto contra a poluição eletromagnética, quanto para contaminantes presentes na água, no solo, nos alimentos e na atmosfera. “Vamos propor linhas de ação nos níveis de governo, empresas, meios acadêmicos e sociedade civil, objetivando minimizar esses impactos através do “Princípio da Precaução”, do qual o Brasil é signatário desde a Eco-92”, destaca Peres.

Durante toda a programação do Seminário da Abradecel, vários movimentos sociais, do Brasil e da Argentina, que lutam contra as torres de celulares, vão relatar suas experiências. Uma dessas organizações é o Movimento das Associações de Bairro de Porto Alegre, que manterá um estande junto à Área de Exposições da Praça da Alimentação da PUC, onde você também poderá integrar o abaixo-assinado, que será enviado e entregue para autoridades de todos os âmbitos, e adquirir um exemplar da edição de janeiro deste ano da revista The Ecologist, que além de reportagens sobre o programa Fome Zero, apresenta vários artigos sobre os efeitos das radiações eletromagnéticas.

Haverá também oportunidade para vereadores de Porto Alegre, Salvador e São Bernardo do Campo discutirem a atividade legislativa sobre os temas. Da capital gaúcha, participa Juarez Pinheiro.

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues adriane@ecoagencia.com.br © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br  com material distribuído pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores e Editor.


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.