As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Fritjof Capra visita Rincão Gaia

De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Data: 27-jan-03
Hora: 07:59:20

Ao visitar seu amigo José Lutzenberger, há dez anos, Fritjof manifestou seu desejo de, algum dia, dar uma palestra no Rincão. Ato que se consumou no último domingo, na presença de ativistas ecológicos de todo o Brasil, já sem a presença de Lutz, falecido em maio de 2002.

O Rincão Gaia, área degradada de uma pedreira, que foi recuperada pelas mãos do pioneiro gaúcho, serve de exemplo de como se pode trabalhar aproveitando as sinergias naturais, segundo Lara Lutzenberger. Ela diz ainda estar contente com o reconhecimento das idéias de Capra na sociedade, refletido nas palmas recebidas em suas conferências, ecoando idéias de pioneiros como seu pai.

Antes da conversa com o austríaco, uma dupla de músicos tocou canções tradicionais alpinas. O ato serviu para a descontração, mas soaria melhor acompanhado de muita cerveja, segundo eles mesmos. Capra lembrou do legado de Lutz, cujo espírito se manifesta no Rincão e outros pontos do estado, mas sobretudo nos ativistas que, motivados por sua energia, continuam o trabalho do mestre.

Respondendo informalmente as questões da seleta platéia, Capra falau sobre o imperialismo norte-americano, governo Lula, comunidades sustentáveis e células de combustível. Sobre a hegemonia dos Estados Unidos, o ecologista austríaco prevê que o rumo extremo tomado pela política norte-americana irá levar seu país ao colapso. Talvez muitas pessoas inocentes sejam mortas na guerra premente, se não houver, dentro dos EUA., forte movimento pela paz. Mas a estrutura econômica vigente exige fluxo constante de dólares para dentro do país e os investidores estão trocando dólares por por Euros, moeda que já vale 7% mais que o dólar.

Capra citou Hazel Handerson, para o qual o número crítico para grandes turbulências seria uma valorização do Euro sobre o Dólar de 20%, o que ocorrerá facilmente se Bush entrar nesta guerra contra o Iraque. O governo de Lula, que visa ouvir o povo e atender suas necessidades, tem papel fundamental nesta transição global para um modelo mais justo e equilibrado. E o papel das ONGs se fortifica cada vez mais, estabelecendo parcerias de cooperação que ultrapassam as fronteiras dos setores e países.

Capra vê com bons olhos o advento da tecnologia de células de combustível movidas a hidrogênio, sendo uma maneira efetiva de tirar pessoas da miséria, o que foi compreendido pela Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no encontro que tiveram ontem pela manhã (ver matéria na EcoAgência). O salto do combustível fóssil para o hidrogênio é tão crucial que não pode mais ser impedido. Falando sobre as ecovilas, Fritjof diz que elas funcionam quando adotam uma visão verdadeiramente sistêmica, e não devem ser boas somente para os ecologistas, ou para salvar borboletas, mas devem ajudar as pessoas como um todo, gerando empregos e resgatando a dignidade humana.

Cada vez mais importante se faz a alfabetização ecológica, onde se aprende os fatos básicos da vida, tendo a ecologia como tema transversal e a arte e cultura permeando as disciplinas, assunto que foi discutido com a Ministra, também. No Center for Ecoliteracy, fundado por Capra, o trabalho é realizado de duas formas, na primeira se ensina os conceitos de ecologia, na segunda, o amor à Terra, como motivação para construir uma sociedade sustentável. Ele frisa que o professor brasileiro faria isto com facilidade, visto que a cultura rica se expressa na música, pintura, teatro, trabalhando com as emoções, fundamentais no processo do aprendizado. O que não ajuda é a estrutura atual de educação, linear e limitante.

No campo da agricultura, o pensador austríaco vê o método ecológico com crescente aceitação, na produção e na compra. O público europeu, por exemplo, não quer comprar alimentos transgênicos, valorizando os orgânicos. Ao ser perguntado sobre o filme Mindwalk (O Tao da Física, no Brasil), diz que seu irmão cineasta Bernt Capra está trabalhando na continuação da obra, Mindwalk II. Para tal, ele agora busca patrocínio para filmar. Se alguém aí tiver meio milhão de dólares à disposição, "entre em contato com o moço", disse jocosamente.

Mais sobre a Fundação Gaia em http://www.fgaia.org.br.

Colaboração de Tiago Edu, do Movimento Roessler de Defesa Ambiental, para a EcoAgência


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.