As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


NACIONAL -      O Dia Mundial das Zonas Úmidas – 2 de fevereiro - será celebrado este ano pela primeira vez no Brasil.

A Convenção sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional ou como é mais conhecida, a Convenção de Ramsar, iniciou a campanha de comemoração deste dia em 1997como uma oportunidade de chamar atenção do público sobre os valores e funções das áreas úmidas (pântanos, mangues, marismas, banhados, etc). O dia 2 de fevereiro marca a assinatura do tratado na cidade de Ramsar, no Irã, em 1971.

A Diretoria de Áreas Protegidas, ponto focal da Convenção de Ramsar no país, e o Programa Nacional de Educação Ambiental (representante nacional do Programa de Comunicação, Educação e Conscientização Pública da Convenção), estão coordenando o evento "Dia Mundial das Zonas Úmidas no Brasil – sem áreas úmidas não existe água" e contam com a parceria executiva do Parque Nacional do Araguaia – TO (sítio Ramsar), Parque Nacional da Lagoa do Peixe – RS (sítio Ramsar) e Estação Ecológica de Carijós – SC.

O dia 2 de fevereiro será marcado por um encontro com as crianças da comunidade de entorno destas unidades de conservação com o objetivo de divulgar a importância dessas áreas.

A programação inclui palestra e visita ao campo, seguido de uma atividade lúdica: as crianças serão convidadas a desenhar e escrever poesias sobre o que viram e aprenderam. O produto final deste projeto será uma publicação que incluirá o trabalho das crianças e um texto instrutivo sobre as zonas úmidas.

O projeto tem apoio financeiro da "Society of Wetlands Scientists" (Sociedade dos Cientistas em Zonas Úmidas) que é uma instituição parceira da Convenção de Ramsar.

(Com informações do InforMMA)


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.