As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


INTERNACIONAL - Pnuma quer modo de vida sustentável

De: - EcoAgência de Notícias
Date: 06-fev-03

Texto

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) está trabalhando em conjunto com psicólogos e especialistas em comportamento humano para entender o que motiva as pessoas e com que a população mundial adote um estilo de vida "mais verde". Seria uma tentativa de fazer do modo de vida sustentável algo que os consumidores desejem cada vez mais. Representantes do Pnuma revelaram essa nova abordagem durante encontro que acontece em Nairóbi, no Quênia, até esta sexta-feira.

A ONU tem definido consumo sustentável como "aproveitar-se uma boa qualidade de vida enquanto se usam menos recursos naturais, poluindo menos o meio ambiente". No entanto, delegados do Pnuma dizem que pesquisas mostram que apenas 5% das pessoas que moram nos países desenvolvidos optaram por viver de forma sustentável. "Mensagens de governos encorajando pessoas a dirigir menos os seus carros ou advertindo-as por comprar produtos que causam danos ambientais parecem não funcionar. Precisamos olhar novamente para o modo como engajamos as pessoas na redução da poluição e em formas de viver que causam mínimos danos ambientais", afirmou Klaus Toepfer, diretor-executivo do Pnuma.

No fim de 2002, o Pnuma e o governo japonês promoveram um seminário sobre consumo sustentável em Viena, na Áustria, ao qual compareceram cientistas sociais do Japão, da Europa e dos Estados Unidos. Outros dois devem ocorrer em março de 2003, em Paris e em Tóquio. "Tradicionalmente, olhamos para o impacto de diferentes setores econômicos sobre o meio ambiente e tentamos chegar à sustentabilidade a partir daí. Agora, queremos mudar para o que chamamos de abordagem funcional, olhando para as necessidades humanas em relação a comida, moradia e mobilidade, por exemplo. Então, vamos procurar preencher essas necessidades de forma sustentável", afirmou Bas de Leeuw, do Pnuma.

Segundo a ONU, existem exemplos de maneiras positivas para influenciar o consumidor, como um fabricante de automóveis da Grã-Bretanha que dá uma bicicleta de corrida para todas as pessoas que comprarem um carro, pedindo a elas que usem a bicicleta para deslocamentos mais curtos; e ainda um fabricante de detergentes aconselha seus consumidores a usar sabões líquidos e em pó de baixa temperatura, não só para poupar energia, mas porque isso ajuda a conservar as roupas.

Notícia relacionada
http://www.ecoagencia.com.br/fsm4/_fsm/000000a3.htm
 

© EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA com informações da BBC


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.