As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


NACIONAL - Projeto cria cadastro de áreas degradadas

De: - EcoAgência de Notícias
Date: 28-fev-03

Texto

O Projeto de Lei 64/03, do deputado Dr. Heleno (PSDB-RJ), cria o Subsistema de Informações sobre Áreas Degradadas (Siad) para identificar e cadastrar as áreas degradadas do território nacional. O Siad integraria o Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente (Sisnama), criado pela Lei 6938/81. De acordo com a proposta, o Siad deve informar a localização da área, o nome de seu responsável e o tipo de degradação existente. Sempre que possível, devem constar ainda do sistema informações sobre as dimensões do local; as conseqüências de sua degradação para o meio ambiente; os custos e alternativas técnicas para a sua recuperação; as medidas já adotadas; e a viabilidade de recuperação da área por seu responsável.

O PL prevê ainda que o proprietário de imóvel que abriga área degradada deve comunicar o fato a órgão integrante do Sisnama, no prazo máximo de um ano a partir da publicação da lei. Já os órgãos federais de meio ambiente, a partir das informações do Siad, classificarão as áreas degradadas por hierarquia, visando a sua recuperação.

LIXO A CÉU ABERTO

Segundo o autor do PL, as áreas degradadas crescem em grandes proporções no Brasil, ameaçando o meio ambiente e a saúde da população. "Não é preciso ir muito longe para encontrar terrenos abandonados, com lixo de diversos tipos a céu aberto, provocando a contaminação do solo e dos recursos hídricos", denuncia o parlamentar. A matéria será encaminhada ao exame das comissões competentes.

(Da Agência Câmara)

© EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.