As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


NACIONAL - Seminário vai elaborar propostas da sociedade sobre transgênicos

De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 06-mar-03

O Brasil começa a colher em poucos dias uma das maiores safras de grãos da história. Apenas a produção de soja deve chegar a quase 50 milhões de toneladas, com uma produtividade média estimada de até 2,7 mil quilos por hectare.

No Rio Grande do Sul em especial e também em outros Estados produtores, está instaurada a polêmica sobre o uso de sementes geneticamente modificadas. O plantio comercial de transgênicos é proibido no país por medida judicial. O impasse que se impõe no momento é o que fazer com a produção transgênica gaúcha, que chegaria a até 70% do total plantado, algo em torno de oito milhões de toneladas, quase 10% do total nacional. As perdas econômicas com a não comercialização da soja poderiam chegar a mais de R$ 10 bilhões.

As sementes plantadas em solo gaúcho têm em sua maioria procedência na Argentina, onde mais de 90% da produção é transgênica. Muitos agricultores, atraídos por supostas vantagens econômicas e de produção usaram sementes geneticamente modificadas. O comércio clandestino de sementes transgênicas é fluente no interior do Estado.

O tratamento que o tema vem recebendo, com foco nos aspectos econômicos, e ainda tratando os cultivares transgênicos como possível solução para a fome, deixa em aberto aspectos também relevantes, como os impactos ambientais e sobre a saúde.

Tentando sanar algumas dessas lacunas, entre os dias 18 e 20 deste mês se realiza, em Brasília (DF), o seminário Ameaça dos Transgênicos - Propostas da Sociedade. A iniciativa é da Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos e de entidades como ANA (Articulação Nacional pela Agroecologia), Fetraf-Sul/CUT (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Região Sul/CUT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e do Partido dos Trabalhadores. O Seminário será no Cesir (Centro de Estudo Sindical Rural), que fica no SMPW - Quadra 1, Conjunto 2 - Lote 2.

Essas entidades acreditam que será possível contribuir para o debate de questões como: a contaminação da safra gaúcha; a composição, a missão e a localização da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, do Ministério de Ciência e Tecnologia); a ação necessária da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); do DDIV (Departamento de Defesa e Inspeção Vegetal, do Ministério da Agricultura); da Polícia Federal; e ainda a legislação sobre transgênicos hoje em discussão no Congresso.

Do evento devem participar vários responsáveis governamentais que discutem a questão dos transgênicos na Comissão Interministerial criada pelo governo federal e ainda de organizações civis. A organização do Seminário chama a atenção para o fato de que o mesmo não será aberto. Entidades estão sendo convidadas em função de sua possível contribuição à elaboração das propostas que serão apresentadas à União no tema dos transgênicos. Mais informações pelo fone (0xx21) 2253-8317, pelo e-mail asptajose@alternex.com.br.

Para conferir a programação completa basta acessar o endereço http://www.socid.org.br/transg/programa.htm.
 

Jornalista Aldem Bourscheit, Assessor de Imprensa da Abema e membro do NEJ/RS - aldem@ecoagencia.com.br


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.