As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Estadual - Sema lançará programa para recuperar matas ciliares 

Será nesta quarta-feira em Dom Pedrito, RS

EcoAgência de Notícias
03-jun-03

A Semana Estadual do Meio Ambiente 2003 no Rio Grande do Sul, que ocorre de 30 de maio a 6 de junho, reserva um evento para o município de Dom Pedrito, na região da campanha gaúcha. 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) estará lançando o Programa de Recuperação de Mata Ciliar no dia 04/6, às 14h, na prefeitura municipal, no Salão Nobre. A atividade é organizada pelo Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) e pela Agência Regional Florestal de Bagé. O secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel, participará do lançamento do programa. Após a solenidade na prefeitura, haverá um plantio simbólico no Parque das Acácias.

O programa destina-se a restaurar a vegetação às margens dos cursos d’água nas bacias hidrográficas dos rios Santa Maria e Uruguai e deve ser desenvolvido durante cinco anos, em cinco módulos. A primeira etapa vai atingir os municípios de Dom Pedrito, Candiota, Aceguá, Hulha Negra, Lavras do Sul, Caçapava do Sul e Bagé, pois o rio Santa Maria é um dos que mais sofreu degradação em suas margens, principalmente pela atividade de orizicultura. A Sema traçou como objetivo o plantio de aproximadamente 100 mil mudas de espécies nativas por ano, com a previsão de que sejam recuperados 5 mil hectares/ano de vegetação ciliar. Entre as espécies a serem plantadas estão ingá, uvaia, angico, branquilho, timbaúva, pata-de-vaca e açoita-cavalo.

A execução do programa conta com o apoio da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) que cumpre uma reposição florestal obrigatória, devido à supressão de vegetação nativa necessária para a manutenção de linhas de transmissão e distribuição. A CEEE produz as mudas em seu horto e vai distribuí-las para as prefeituras municipais que aderirem ao programa. As prefeituras, por sua vez, repassarão as mudas para os produtores rurais, cujas propriedades façam limites com os cursos d’água onde a mata ciliar esteja degradada e que se cadastrarem no programa. Os produtores poderão se cadastrar nas prefeituras ou na Agência Regional Florestal de Bagé. Na elaboração do programa, a Sema contou com o apoio do Ministério Público e do Batalhão de Polícia Ambiental, através das Companhias Ambientais de Pelotas e de Bagé.

Importância da Mata Ciliar

A mata ciliar, também chamada de mata de galeria ou floresta ripária, é aquela vegetação que ocorre nas margens dos recursos hídricos. É considerada pelo Código Florestal Federal (Lei 4771/65) como área de proteção permanente, mas nem por isso deixou de sofrer degradação. A reconstituição e preservação de matas ciliares é fundamental para a qualidade e o volume das águas e para o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, já que essa vegetação funciona como filtro ambiental, retendo poluentes e sedimentos que chegariam aos cursos d’água. Portanto, a mata de galeria protege contra a erosão das ribanceiras e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos. Também proporciona refúgio e alimento à fauna silvestre e auxilia na regularização e preservação de nascentes.

Entre os resultados que a Sema espera com o Programa de Recuperação de Mata Ciliar, além de diminuir os processos de erosão e assoreamento no leito dos rios, melhorando a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos, estão o aumento da infiltração das águas provenientes das chuvas para o abastecimento dos lençóis freáticos e a regularização da vazão das águas superficiais pela redução de sua velocidade de escoamento. Também objetiva que sejam formados corredores naturais que garantam o fluxo entre populações de animais silvestres que sofreram fragmentação e isolamento pela perda de seus habitats e, ainda, fomentar a educação ambiental e conscientizar os proprietários rurais sobre a importância da manutenção da biodiversidade.

(Imprensa da SEMA-RS)


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.