As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


NACIONAL - Fritjof Capra volta ao Brasil em agosto

Entrevista Exclusiva: "O Brasil pode ser um exemplo mundial"

 

EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
23-jul-2003


Fritjof Capra
foto de Carlos Stein para a EcoAgência de Notícias

    O físico e teórico de sistemas Fritjof Capra retorna ao Brasil no mês de agosto. Ele vai participar de uma mesa redonda promovida por duas ONGs em São Paulo, no dia 11, e dos Diálogos para um Brasil Sustentável, evento que está sendo organizado pelo Ministério do Meio Ambiente e acontece de 12 a 15 daquele mês em Brasília.

    A proposta de realização dos Diálogos para um Brasil Sustentável foi apresentada por Fritjof Capra à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante o terceiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre (RS). Na época, a notícia foi publicada em primeira mão pela EcoAgência.

    Antes de deixar Porto Alegre e voltar para a cidade de Berkeley, na Califórnia, onde vive com a mulher e a filha, Fritjof Capra explicou à EcoAgência, em entrevista exclusiva, o objetivo deste projeto que começa agora a ser desenvolvido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

EcoAgência: Qual pode ser o novo papel do Brasil no cenário internacional?

Fritjof Capra: Pela primeira vez o mundo inteiro está submetido virtualmente às mesmas regras econômicas. E são as regras do novo capitalismo global, que está organizado ao redor do mundo por redes eletrônicas de fluxo financeiro e de informações. Esta rede funciona de acordo com as regras do livre comércio, e nas entrelinhas destas regras existe um único princípio: fazer dinheiro é mais importante do que qualquer outra coisa. Mais importante que as considerações sobre democracia, saúde, direitos humanos, direitos trabalhistas, proteção ambiental. Todos estes valores têm que ficar em segundo plano, em comparação com fazer dinheiro. As ONGs também estão propondo uma globalização. E nós temos propostas concretas. Nas entrelinhas das nossas propostas também existem valores que expressam o apoio à dignidade humana e à sustentabilidade ecológica. E estes são os valores que Lula quer priorizar em seu governo. Se e quando ele conseguir, as ONGs ao redor do mundo podem dizer "olhem para o exemplo brasileiro" aos políticos, economistas e empresários que dizem que isto não é possível, que não tem viabilidade econômica, que é utópico. O Brasil pode ser um líder mundial.

EcoAgência: Qual o interesse das ONGs em auxiliar o governo Lula?

Fritjof Capra: O que eu estou tentando fazer é trazer pessoas para o Brasil, especialistas de ONGs em diversas áreas para auxiliar o governo Lula a formular as suas políticas, especialmente políticas ambientalmente orientadas. Nós podemos ajudá-lo. Por outro lado, ele também pode nos ajudar legitimando os valores e as idéias ecológicas. O Brasil é um país poderoso. A coisa curiosa que eu percebi durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre é que para nós das ONGs não importa que governo legitime nossas idéias. Pode ser no Brasil, na França, no Japão. Não importa. É claro que quanto mais poderoso o país melhor. Mas não precisa ser o governo dos Estados Unidos. A rede mundial de ONGs tem um link direto com Lula. Ele deixou isso muito claro no discurso que assisti em Porto Alegre quando disse que estava indo a Davos representar o Fórum Social Mundial. Esta ponte é extremamente importante.

EcoAgência: O que o senhor achou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

Fritjof Capra: Eu fiquei impressionado com a complexidade da história de vida dele, que eu não conhecia. No Brasil, ele saiu de grande pobreza. Não pobreza, mas miséria, como me disse o Frei Betto. E na época da ditadura militar só eram permitidos grupos de igreja. Estes grupos religiosos deram origem aos movimentos políticos, partidos políticos, incluindo o PT. E também a Teologia da Libertação, dando importância não ao que Deus disse, mas as preocupações das comunidades. Lula ainda tem uma proximidade com a Teologia da Libertação e com esta espiritualidade orientada para a comunidade, representada por Frei Betto e Leonardo Boff. Além disso ele trouxe para o governo pessoas de todas as origens de vida: empresários, trabalhadores, ecologistas, pessoas espiritualizadas. É uma grande diversidade. E agora há esta grande conexão com o mundo através das ONGs. Esta é a complexidade do governo Lula.

EcoAgência: Qual foi o seu sentimento durante a sua participação no terceiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre?

Fritjof Capra: Foi uma tremenda experiência pra mim vir da Califórnia para o Brasil e poder vivenciar no Fórum Social Mundial um espírito positivo, pois os Estados Unidos já estavam em um tempo muito escuro. Guerra e violência é tudo que você ouvia por lá. Enquanto o Brasil inicia um momento histórico com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Não somente um novo governo, mas um novo Brasil está nascendo baseado numa cultura de pacificar e numa cultura de colocar as questões sociais e ambientais em um primeiro plano. Durante a semana que fiquei em Porto Alegre eu ligava para a minha mulher e para a minha filha todos os dias. Eu também li jornais norte-americanos. Foi uma experiência esquizofrênica pra mim. O que minha mulher me contava descrevendo o que se passava nos Estados Unidos, o que ela sentia. Elas estavam realmente sofrendo por causa desta cultura de guerra, dominação e violência. Aqui eu sentia o oposto.

EcoAgência: E o clima político do Fórum Social Mundial?

Fritjof Capra: A massa de pessoas de todo o planeta que se encontrou em Porto Alegre foi muito diferente de uma massa de pessoas em um jogo de futebol, ou mesmo de uma massa de pessoas em uma demonstração política. Aqui estava uma massa de pessoas que incorporou uma rede complexa estruturada ao redor do mundo. A maioria das pessoas aqui representava muitas outras pessoas. A participação foi real. Então podia se multiplicar as pessoas presentes por pelo menos cinco outras pessoas aqui representadas, chegando a mais de 500 mil pessoas. Eu encontrava as pessoas depois dos eventos nos hotéis, cafés e restaurantes discutindo coisas todo o tempo, estratégias. Canadenses encontrando indianos. Franceses encontrando argentinos. Eu fui algumas vezes ao café do Hotel Plaza e encontrava lá Noam Chomsky, Frei Betto, José Bové. Eu realmente senti que todo o planeta estava em Porto Alegre, que nestes dias se transformou na capital deste outro mundo possível. Foi uma experiência muito profunda.

EcoAgência: O Fórum Social Mundial é um modo sistêmico de fazer política?

Fritjof Capra: Sim, o Fórum Social Mundial é uma forma sistêmica de fazer política. No movimento de justiça global, muitos intelectuais líderes do movimento são pensadores sistêmicos. Talvez por que muitos deles são ecologistas. E você não pode ser um ecologista sem pensar de um modo sistêmico, pois a ecologia é a ciência das relações nos ecossistemas. Para encontrar soluções ecológicas ou sustentáveis é preciso pensar de modo sistêmico. O objetivo principal do Fórum Social Mundial é criar um mundo sustentável. E a sustentabilidade só pode ser alcançada se você pensar de modo sistêmico.

Mesa-redonda em São Paulo

    Antes de desembarcar pela primeira vez em Brasília, o físico austríaco Fritjof Capra participará em São Paulo, no dia 11 de agosto, da mesa-redonda Conexões Ocultas: Novos Paradigmas para uma Vida Sustentável. A promoção é do Instituto para o Desenvolvimento Socioambiental (Idesa), em parceria com o Instituto Ecoar para a Cidadania.

    O evento acontecerá das 8h30 às 12h30min no Espaço Rosa Rosarvm, à rua Francisco Leitão, 416 em Pinheiros, São Paulo (SP). Mais informações no saite www.idesa.org.br  ou pelo telefone (11) 3259.2905. As vagas são limitadas.

 

Quem é Fritjof Capra

O físico austríaco Fritjof Capra, 64 anos, é um dos mais renomados representantes do pensamento ecológico e sistêmico da atualidade. Além do célebre livro o Tao da Física (1975), Fritjof Capra também é autor de o Ponto de Mutação (1982) e a Teia da Vida (1996), todas obras que se tornaram sucesso de vendas no mundo inteiro e referência indispensável no debate das principais questões da vida contemporânea. As Conexões Ocultas - Ciência para uma Vida Sustentável, o seu mais recente livro, publicado em 2002, foi lançado no Brasil pela Editora Cultrix.

Teórico de sistemas e Doutor em Física pela Universidade de Viena, Fritjof Capra é um dos fundadores do Centro de Eco-Alfabetização de Berkeley, na Califórnia (www.ecoliteracy.org), onde promove a divulgação do pensamento ecológico e sistêmico nas redes de ensino. Ele também é professor do Schumacher College, importante centro internacional de estudos ecológicos da Inglaterra. Apesar de ser a primeira vez que participa do Fórum, Fritjof Capra faz referência à primeira edição do evento, realizado em Porto Alegre em 2001, no seu mais recente livro (As Conexões Ocultas), destacando o Fórum Social Mundial como o porta-voz do nascimento de um novo movimento global. Esta é a segunda vez que Fritjof Capra vem ao Rio Grande do Sul. Em 1993, ele esteve no estado, quando visitou o ecologista José Lutzenberger, mas não participou de eventos públicos.

Fritjof Capra esteve em Porto Alegre de 22 a 28 de janeiro de 2003, participando do terceiro Fórum Social Mundial à convite das entidades ambientalistas do Rio Grande do Sul, numa iniciativa promovida e organizada pela Assembléia Permanente de Entidades em Defesa do Meio Ambiente (Apedema/RS), Núcleo de Ecojornalistas (NEJRS), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Cooperativa Ecológica Coolméia, Fundação Gaia, Movimento Roessler de Defesa Ambiental, Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Administração da UFRGS e Pró-Reitoria de Extensão da PUCRS, com apoio da Petrobras, da Prefeitura de Porto Alegre, da Editora Cultrix e da Cotrimaio.

A íntegra das palestras proferidas por Capra sobre Alfabetização Ecológica, Complexidade e Administração, Ciência para uma Vida Sustentável e Energia e Sustentabilidade estão disponíveis na EcoAgência.

Os Livros de Fritjof Capra

1) Conexões Ocultas - 2002 As últimas descobertas científicas mostram que todas as formas de vida - desde as células mais primitivas até as sociedades humanas, suas empresas e Estados nacionais, até mesmo sua economia global - organizam-se segundo o mesmo padrão e os mesmos princípios básicos: o padrão em rede. Em seu mais recente livro, As Conexões Ocultas, Fritjof Capra desenvolve uma compreensão sistêmica e unificada que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida e demonstra claramente que a vida, em todos os seus níveis, é interligada por redes complexas. Segundo Capra, os seres humanos estão ligados à teia da vida em nosso planeta, daí a necessidade de organizarmos o mundo segundo um conjunto de crenças e valores que não tenha o acúmulo de dinheiro por único sustentáculo. Esta mudança de atitude para uma economia ecologicamente sustentável e socialmente justa é fundamental não só para as organizações humanas, mas para a sobrevivência de toda a humanidade. O livro já foi traduzido para seis idiomas (inglês, alemão, português, holandês, italiano e espanhol).

2) A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos, de 1996, retoma a visão de interligação ecológica de todos os eventos que ocorrem na Terra e da qual fazemos parte, de forma fundamental. O livro foi traduzido para sete idiomas.

"O novo paradigma que emerge atualmente pode ser descrito de várias maneiras. Pode-se chamá-lo de uma visão de mundo holística, que enfatiza mais o todo que as suas partes. Mas negligenciar as partes em favor do todo também é uma visão reducionista e, por isso mesmo, limitada. Pode-se também chamá-lo de visão de mundo ecológica, e este é o termo que eu prefiro. Uso aqui a expressão ecologia num sentido muito mais amplo e profundo do que aquele em que é usualmente empregado. A consciência ecológica, nesse sentido profundo, reconhecer a interdependência fundamental de todos os fenômenos e o perfeito entrosamento dos indivíduos e das sociedades nos processos cíclicos da natureza. Essa percepção profundamente ecológica está agora emergindo em várias áreas de nossa sociedade, tanto dentro como fora da ciência."

3) O Ponto de Mutação, de 1982, mostra como a revolução da Física moderna prenuncia uma revolução iminente em todas as ciências e uma transformação da nossa visão de mundo e dos nossos valores. O livro, já traduzido para 16 idiomas, virou filme em 1990 (MindWalk), dirigido por Bernt Capra (irmão de Fritjof), e interpretado por Liv Ullmann, Sam Waterston e John Heard. Uma cientista, um poeta e um político inspirado em Al Gore discutem Física Quântica, Ecologia e os novos paradigmas.

"Acredito que a visão de mundo sugerida pela Física Moderna seja incompatível com a nossa sociedade atual, a qual não reflete o harmonioso estado de inter-relacionamento que observamos na natureza. Para se alcançar tal estado de equilíbrio dinâmico, será necessária uma estrutura social e econômica radicalmente diferente: uma revolução cultural na verdadeira acepção da palavra. A sobrevivência de toda a nossa civilização pode depender de sermos ou não capazes de realizar tal mudança".

4) O Tao da Física, de 1975, analisa as semelhanças entre os conceitos da Física Moderna e o Misticismo Oriental. Fritjof Capra mostra o que há em comum entre a física atômica e subatômica, a teoria da relatividade e a astrofísica com as tradições místicas orientais do Hinduísmo, Budismo, Taoísmo, do Zen e do I Ching. Já foi traduzido para 23 idiomas.

 

Texto do Jornalista Roberto Villar Belmonte  - roberto@ecoagencia.com.br - Foto de Carlos Stein - stein@ecoagencia.com.br para a EcoAgência de Notícias

 


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.