As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Fórum Estadual do Lixo e Cidadania define medidas de apoio aos municípios e catadores

EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
07-ago-03

Porto Alegre, RS - A implantação de fóruns municipais e a organização dos catadores no Rio Grande do Sul foram medidas discutidas na tarde desta quinta-feira (dia 7), durante a realização de oficina do Fórum Estadual do Lixo e Cidadania, preparatória às Conferências Nacionais da Cidade e do Meio Ambiente.

A oficina foi realizada na sede do Ministério Público Federal e contou com a participação de representantes de municípios, associações de catadores, Fepam, Metroplan, Caixa Econômica Federal, além da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul.

O Fórum reúne entidades comprometidas com a erradicação do trabalho infantil relacionadas do lixo, com a recolocação de crianças em escolas, além de oferecer condições dignas de trabalho e moradia a seus pais.

Os Fóruns Lixo e Cidadania existem há quatro anos em nível nacional e municipal e já conseguiram retirar 46.272 crianças do trabalho com lixo e colocá-las em escolas. De acordo com a secretária executiva do Fórum Estadual, Jussara Pires, o trabalho em relação aos municípios visa a desenvolver mecanismos de apoio técnico –institucional, promover a divulgação de boas práticas, ampliação dos parceiros no fórum, além de estimular a criação dos fóruns municipais de lixo e cidadania. “Qualquer município pode se integrar ao fórum”, lembra ela. “Para isso, basta entrar em contato com a secretaria executiva”.

Em relação aos catadores de lixo, estão sendo definidas medidas concretas para estimular a sua organização em associações, como por exemplo, o oferecimento de assistência médica e capacitação na área de informática, explica a Procuradora da República Daniele Cardoso Escobar.

Atualmente há, no Rio Grande do Sul, cerca de 10 mil catadores, entre os que estão organizados ou não. A secretaria executiva do Fórum pode ser contatada pelo telefone (51) 3212.1375 ou e-mail abes-rs@abes-rs.org.br , ou acessada através do saite http://www.abes-rs.org.br/felc-rs.

Ecoagência com assessoria de comunicação social da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul imprensa@prrs.mpf.gov.br)


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.