As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Programação especial em Porto Alegre

22 de setembro será o "Dia Sem Carro"

Ciclistas e prefeituras brasileiras engajam-se na campanha

14-set-2003

Porto Alegre, RS - Ativistas contra o uso de carros estarão promovendo extensa atividade em Porto Alegre, RS, no dia 22 de setembro, o "dia sem carro".

Às 7 horas da manhã, haverá a manifestação "Vou ao trabalho de bicicleta!" com concentração na "esquina democrática" (rua dos Andradas com av. Borges de Medeiros) seguida de um giro de bicicleta pelo centro da cidade, distribuindo panfletos, sempre com traje normal de trabalho.

O objetivo é "desmistificar a bicicleta como meio de transporte, mostrar que não é nenhum bicho de sete cabeças deslocar-se ao trabalho de bicicleta, seja ele qual for". Indiferente de classe, credo, cor, profissão, todos devem utilizar este meio de transporte. A bicicleta é amplamente utilizada em diversos países, por ser um veículo econômico, ecológicamente correto, não polui, não contribui para congestionamentos, saudável, além de ser um veículo muito elegante.

A articulação em Porto Alegre está sendo realizada através do sítio http://www.bicicletada.org/poa/. Para informações por e-mail, utilize o endereço bicicletada@aguasdosul.com.br

Transcreve-se a seguir a programação divulgada lá:

Semana Nacional do Trânsitoe Jornada Brasileira "UM DIA SEM MEU CARRO"

Porto Alegre - 18 à 27 de setembro de 2003

18/09 a 25/09

Todas as tardes:

Apresentação da peça Conta Comigo (parceria com a Fundação Thiago Gonzaga) no Shopping Praia de Belas.

18/09 (quinta-feira)

9h - 16h: Espaço Educação para o Trânsito

Será disponibilizado espaço no Parcão onde as diversas entidades que trabalham educação para o trânsito, estarão expondo seu trabalho.

10h - 12h: Blitz Educativa na 24 de Outubro ou Goethe. Entrega de folder educativo, adesivo, divulgação do dia 22, etc., por agentes, alunos e voluntários.

19/09 (sexta-feira)

Blitz Educativa na região norte

NOVO!!! 20h - Passeio noturno pelas ruas mais badaladas da noite portoalegrense. Saída do posto em frente aos bombeiros da Silva Só. Haverá distribuição de panfletos em alguns pontos.

20/09 (sábado)

Panfleteação no Acampamento Farroupilha - encontro no lote 45.

21/09 (domingo)

10h - Saída do passeio ciclístico EPTC e Caloi "Pelo ar que respiramos" - do Parcão até a Redenção. Os participantes receberão camisetas de divulgação da Jornada Na Cidade sem meu Carro.

11h - Domingo no Brique

Diversas atividades de divulgação da Jornada.

22/09 (segunda-feira)

Durante todo dia:

proibição de estacionamento em ruas do centro da cidade (Siqueira Campos e Sete de Setembro).

7h - 9h: "Vou ao trabalho de bicicleta"

Manifestação com concentração a partir das 7h na esquina democrática, traje social obrigatório, haverá distribuição de panfletos, e uma volta de bicicleta pelo centro, terminando as 9h na Av. João Pessoa.

9h - 16h: Na Cidade sem meu Carro

Fechamento da Av. João Pessoa - sentido bairro/centro, circulação permitida somente ao transporte coletivo.

Outras Atividades:

  • - Exposição de veículos de ponta do transporte público
  • - Exposição de tecnologias não poluentes
  • - ônibus memória Carris
  • - Atividades recreativas
  • - Pintura no asfalto com mensagens dos alunos
  • - Sorteio de bicicletas pela Caloi entre os alunos que fizerem pintura
  • - Oficina de bicicleta

23/09 (terça-feira)

  • Blitz educativa região sul

24/09 (quarta-feira)

  • Blitz educativa região norte

25/09 (quinta-feira)

  • Blitz educativa região leste

27/9 (sábado)

  • - 9ª edição da Bicicletada de Porto Alegre, a partir  das 10h em frente ao monumento do Expedicionário, no Brique da Redenção.

 

A oficialidade promove a Jornada "Na Cidade sem Meu Carro"

Com um nome meio dúbio, meio demonstrando que o carro deve ser deixado de lado ao mesmo tempo em que promove a compra de carro por cada pessoa, a oficialidade está promovendo uma Jornada em lembrança ao 22 de setembro. O saite do Instituto da Mobilidade Sustentável - www.ruaviva.org.br divulga as iniciativas e o material abaixo:

A Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro" surge da preocupação relacionada com a qualidade do ar das nossas cidades. Tendo em vista os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Européia, lançaram esta iniciativa pela primeira vez em 22 de Setembro de 2000.

A Jornada Brasileira "Na cidade sem Meu Carro", consiste no engajamento institucional de cada prefeitura que delimita um perímetro de proteção dos automóveis, geralmente a área central ou outra de importância de tráfego. Nesse perímetro durante o dia 22 de setembro, só poderão circular veículos dos serviços essenciais além de ônibus, bicicletas, táxis e pedestres. O horário de funcionamento em geral é de 8 às 18 horas podendo ser estendido. Nesse dia podem ser feitas atividades culturais, medições de índices de poluição, desempenho do transporte coletivo e debates sobre o tema articulados com a Semana Nacional de Trânsito.

Não se trata da mera questão de vedar o tráfego motorizado em algumas ruas, mas sim de proporcionar às pessoas uma oportunidade para descobrirem outras formas de transporte e de viverem este dia sem sentirem restrições à sua mobilidade. Esta iniciativa consiste numa série de ações com o objetivo de:

  • conscientizar o público, gerando formas de informação e debate sobre a questão da mobilidade urbana (congestionamento, poluição, segurança,...) e soluções para os atuais problemas neste domínio;
  • dar uma oportunidade às autoridades locais para introduzirem e/ou testarem novos meios de transporte e novas medidas de gestão do tráfego urbano, num contexto favorável do ponto de vista da opinião pública;
  • encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a redução do ruído e com a prevenção do efeito estufa;
  • proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, de bicicleta ou utilizarem os transportes públicos, em vez do automóvel privado e, ainda, promover a intermodalidade;
  • conscientizar os cidadãos para a utilização de um transporte alternativo ao carro com apenas um ocupante;
  • proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade, os seus habitantes e o seu patrimônio, num ambiente mais saudável e aprazível.
  • Sensibilizar as pessoas para optarem pelos Transportes Públicos, ou por outro modo de transporte, alternativo ao automóvel particular;
  • Criar uma oportunidade para experimentar essa mudança, e para viver a cidade de forma diferente;
  • Demonstrar que menos carros nas nossas zonas urbanas é sinônimo de maior qualidade de vida para os seus cidadãos.

Não posso mesmo usar carro no dia 22 de Setembro?

  • O objetivo desta iniciativa é mesmo esse: que no dia 22 de Setembro não utilize o seu carro, e opte por uma forma diferente, mais ecológica, de se deslocar para o trabalho, para as compras, ou mesmo para passear. Encare este dia de forma positiva, como uma boa oportunidade para ver a sua cidade com um ar mais limpo e sem o rebuliço, às vezes caótico, do trânsito.

Não há exceções? Então, e as Ambulâncias, a Polícia, etc.?

  • Com certeza que terão de existir exceções. Elas serão contempladas nos planos operacionais preparados por cada cidade prefeitura. São vários os tipos de veículos que poderão transitar: transportes coletivos de passageiros, veículos ligados ao serviço de deficientes motores, emergências (gás, água, etc.), ambulâncias, polícia, etc..
  • No entanto, visto as situações variarem, cada localidade poderá abrir outras exceções, ou possibilitar outras hipóteses. Se estiver numa situação excepcional, o melhor é mesmo consultar a coordenação nacional da Jornada e pedir um esclarecimento sobre a realização da campanha a nível local.

Como posso colaborar com a Campanha?

  • Primeiro, não ande de carro nesse dia. Vá de transportes públicos, de bicicleta, de patins, de skate, a pé ,mas vá. Espalhe a mensagem e, se possível, participe nas atividades planejada sua cidade para este dia - consulte os órgãos responsáveis pela campanha para obter mais informação, ou consulte os 'sites' da Internet www.ruaviva.org.br, www.iambiente.pt , www.22september.org  sobre a Campanha.
  • Junte um grupo de amigos, acompanhe uma associação, leve a sua criança para a cidade e fale com ela sobre o Futuro. O seu, o nosso e o dela, com uso responsável do automóvel.

Como se avaliam os resultados?

  • Cada pessoa irá viver o dia 22 de Setembro de acordo com a forma como gosta de viver ou desejaria viver na sua cidade.
  • No quadro desta campanha, as Prefeituras ou Órgãos Gestores Municipais deverão fazer o questionário de avaliação da Jornada encaminhado junto com esse material de apoio e também procurar estabelecer mecanismos de coleta de dados e desenvolver estudos de avaliação nos domínios que se prendem com a concretização dos objetivos inerentes à campanha, tais como:
    • - taxas de utilização de transportes coletivos e de áreas de estacionamento;
    • - contagens de tráfego motorizado, pedestres, bicicletas;
      - qualidade do ar;
    • - ruído;
    • - impacto social.

Esta avaliação não pretende demonstrar a validade do 'Dia sem Carros' como uma solução permanente para os problemas dos centros urbanos.

Os dados recolhidos irão, sim, demonstrar o que todos sabemos - embora com a objetividade das medidas efetuadas: que é possível deslocarmo-nos sem recorrer sempre ao automóvel; que é possível transferir uma parte desses deslocamentos para os transportes coletivos ou alternativos como bicicleta; e que as cidades com menos carros são menos ruidosas, menos poluídas e mais agradáveis como locais para se viver, trabalhar, estudar ou simplesmente passear.

Para medir as alterações no tráfego de veículos e nos transportes coletivos em conseqüência da realização da campanha, as prefeituras e órgãos gestores irão efetuar contagens sistemáticas, no dia 22 de Setembro e num dia de referência, como base para comparação.

Para poder avaliar a opinião dos munícipes sobre esta iniciativa, a forma como participaram na campanha e também para identificar as questões mais importantes não só do Dia sem Carros, como também do futuro das cidades e do planejamento dos nossos centros urbanos, as prefeituras e órgãos gestores, recorrerão também a aplicação de uma pesquisa de opinião de forma a recolher dados cientificamente corretos sobre todas as questões apontadas.

Onde posso obter mais informações?

Instituto Ruaviva - http://www.ruaviva.org.br/diasemcarro2002.htm


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.