As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Fórum Internacional das Águas

Ministra Marina Silva é a estrela da abertura do evento

9 out 2003

Porto Alegre, RS - Mais de 2 mil pessoas estiveram reunidas no primeiro dia de atividades do Fórum Internacional das Águas, nesta quarta-feira (08), na Fiergs. O evento, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que discursou na abertura e coordenou o primeiro painel, ao lado do italiano Riccardo Petrella, secretário-geral do Comitê Internacional para o Contrato Mundial da Água e de Cândido Mendes, reitor da Universidade Cândido Mendes.

“É muito importante o fato de que este fórum esteja sendo organizado por aqueles que têm a responsabilidade de formar a opinião, os jornalistas. São pessoas que muitas vezes têm a visão de forma fragmentada, e por isso é muito bom um fórum exclusivo para tratar desse tema”, afirmou a ministra, ao iniciar seu discurso, agradecendo a iniciativa da ARI.

Ao comentar os contrastes entre a abundância de água na região da Amazônia e escassez no Semi-árido do nordeste brasileiro, Marina destacou que levar água de qualidade ao Semi-árido é um grande desafio. “Estamos desenvolvendo junto com diversas organizações e movimentos sociais um programa de construção de sisternas para a captação de água de chuva. Conseguimos oferecer uma cesta básica de água, que é de 13 litros de água por pessoa a cada dia. A ONU diz que o mínimo que uma pessoa precisa é 40 litros por dia. Nós queremos partilhar com a sociedade o esforço de construir uma política nacional de recursos hídricos que priorize o acesso à água às pessoas menos favorecidas.”

A ministra relatou ao público uma cena memorável de sua vida, quando presenciou, no interior de Alagoas, uma família que pegava lama no leito do rio com um saco de açúcar e depois pingava a parte líquida em uma bacia para usar como água. Estas pessoas estão incluídas entre os 2 bilhões de seres humanos que vivem abaixo da linha da pobreza, naquilo que Marina Silva chamou de “déficit social da população global”.

Ao citar o ministro da educação, Cristóvão Buarque, a titular do meio ambiente disse que concorda com a idéia dele de que nós não podemos correr o risco de ver a classe humana bifurcada entre os seres humanos de primeira classe – que têm água potável, moradia, conhecimento – e os seres humanos de segunda classe. “Temos que lutar por condições dignas de vida para toda a raça humana”.

Marina Silva afirmou ainda que este Fórum assume desafios sob o ponto de vista técnico, sob o ponto de vista do acordo social em torno dos temas – “porque os acordos dão sustentabilidade política para as ações”, e tem um apelo ético, “porque as palavras devem se traduzir em práticas”.

O desafio do governo, segundo ela, é de que as políticas públicas devem ser feitas em parcerias com todas as pessoas. “Temos que fazer alianças em torno daquilo que é unanimidade para todos”.

A ministra concluiu sua fala inaugural dizendo que a água é o único elemento da natureza que não oferece nenhuma resistência. “Talvez esse seja o princípio filosófico para a inclusão social, o da não resistência”.

A cerimônia de abertura teve ainda os discursos do governador do Estado, Germano Rigotto, do presidente da Assembléia Legislativa, Vilson Covatti, do ministro do Meio Ambiente do Paraguai e do presidente da ARI, Erci Torma. O governador destacou que “poucas pautas têm tanto significado social como esta que a ARI propõe”. Ele comentou algumas estatísticas sobre a água e alertou que “ou a humanidade cuida disso agora, e cuida bem, ou o assunto estará em trágicas manchetes amanhã”. Rigotto lembrou que no momento em que as autoridades abriam o evento, cerca de 3 mil pessoas estavam reunidas no auditório Araújo Viana, numa das atividades do Fórum, com alunos da rede escolar.

O Fórum que iniciou nesta quarta-feira (08), com quatro oficinas pela manhã e se estende até sábado (11), no Centro de eventos da Fiergs.

A programação completa está disponível no sítio www.foruminternacionaldasaguas.com.br

 

 

 

Jornalista Sabrina Mello - sabrimello@yahoo.com.br especial para a EcoAgência de Notícias

 

 

 


Última atualização: 09 outubro, 2003 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
 
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.