AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul Memória

AgirAzul Memória foi o projeto que viabilizou a colocação na Internet do conteúdo da Revista AgirAzul impressa entre 1992 e 1998.  O apoio do CASA - Centro de Apoio Sócio-Ambiental, com fundos do GGF, no valor de U$ 4750,00, utilizados entre 2007/2008 foi fundamental. .Em 2024, as páginas foram atualizadas esteticamente e incluídos os conteúdos que  ainda faltavam. 

O objetivo principal foi contribuir para viabilizar o acesso à informação e reflexão sobre atuações e o pensamento das ONGs ambientalistas com base no Rio Grande do Sul, principalmente,  destacar iniciativas empresariais e governistas ambientalmente corretas, com um veículo que utilize a mídia impressa e a mídia eletrônica (site e outras ferramentas de internet, curtas em vídeo/reportagens/memória) interagindo permanentemente. 


Também pretendeu influenciar atuação informada da cidadania em colegiados governamentais e divulgar formas de gestão efetiva e democráticas de entidades não-governamentais ambientalistas abertas à participação da cidadania, além de iniciativas básicas de proteção ao ambiente natural.


Objetivos gerais, que ultrapassam o escopo deste projeto específico:

— Viabilizar noticiário e áreas interativas na Internet e a edição semanal de boletim impresso, folha única, frente e verso, com resumo do noticiário da semana, e outras ferramentas de informação para a atuação responsável.

— Viabilização de equipamentos compatíveis com uso pesado para edição de som, textos, vídeos. Assinatura de serviços informativos e de construções de saites e ferramentas de Internet automáticos, assinatura de serviços de banda larga, contratação de serviço de distribuição de boletim de folha impressa em frente e verso semanalmente para serem distribuídos em pontos-chave como livrarias, lojas de produtos orgânicos, feiras, congressos, reuniões, eventos. A publicação terá indicação do saite do AgirAzul como complementação. Informação rápida das modificações e notícias da semana passada e a que virá.

— Distribuição nas sextas-feiras, fechamento editorial nas quintas-feiras. Ferramentas de ´citizen journalism´ no saite, propiciando a divulgação de textos jornalísticos feitos por cidadãos, com ou sem revisão. O projeto pretende chegar a imprimir e distribuir 4 edições-teste e refazer o saite do AgirAzul, agora no endereço www.agirazul.com. O fato do AgirAzul ser uma iniciativa já conhecida do movimento ambientalista gaúcho facilitará a retomada do projeto.

— Reformulação tecnológica do saite AgirAzul na Rede – www.agirazul.com.br – no endereço www.agirazul.com.

— Viabilização de subdomínios a serem utilizados por entidades ambientalistas locais, eventos por ela promovidos, blogs, como um ´berço´ para saites próprios,

— Divulgação de vídeos-documentários, fotografias, relacionadas de alguma forma com as de ONGs.

Produtos e resultados esperados:

— Viabilização de saite interativo, impressão de 4 AgirAzul semanais-teste.

— Resgate do conteúdo todas as 13 edições do AgirAzul em papel, editadas entre 1992 e 1998, incluindo arquivos-imagens de todos as páginas

— Consolidação de espaço eletrônico e impresso como referência para informação e reflexão sobre questões ambientais no Rio Grande do Sul






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.