AgirAzul Revista 1992-1998

Todo o conteúdo editorial da publicação em papel

AgirAzul 5

AGAPAN representa sobre a Annoni

Em 16 de junho de 1993, a AGAPAN ‑ Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural ‑, por seu presidente José Celso Aquino Marques, encaminhou representação ao Ministério Público Federal, em Porto Alegre, nos seguintes termos:

"Tenho a honra de me dirigir a Vossa Excelência a fim de solicitar do Ministério Público Federal uma ação civil pública contra a atual presidência do INCRA por crime de omissão no cumprimento da legislação ambiental vigente na área da Fazenda Annoni, sob responsabilidade daquele órgão.

A presente solicitação tem como base a documentação recebida em resposta à correspondência que a AGAPAN enviou ao INCRA (ofício 016/93, de 3 de maio de 1993) e que segue anexa (N. do Editor: o material está à disposição na AGAPAN).

Outrossim tomamos a liberdade de sugerir dessa Procuradoria as investigações e diligências que se fizerem necessárias no sentido de apurar qual foi a atuação do IBAMA/RS no caso do desmatamento da Fazenda Annoni e abrir um processo caso se confirmem as suspeitas de responsabilidade e de omissão do órgão na situação calamitosa em que se encontra a reserva florestal daquele assentamento.

Para finalizar, solicitamos que Vossa Excelência determine imediatamente a intervenção da Polícia Federal na Fazenda Annoni a fim de paralisar a derrubada de árvores que está sendo feita pelas 58 famílias que invadiram a área florestal e punir os responsáveis. Conforme informações que temos recebido, o desmatamento vem sendo feieto em ritmo acelerado e com a anuência do INCRA em função do acordo feito entre a presidência do órgão e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Caso não sejam tomadas providências imediatas a degradação florestal da área poderá ser irreversível."






© 1992-1999 / 2007/2008 / 2024  João Batista Santafé Aguiar - É proibida a reprodução total ou parcial sem permissão por escrito / por email do autor ou detentor dos direitos. AVISO LEGAL - Eventualmente, os endereços informados, tanto os convencionais, como os eletrônicos como páginas web ou endereços de emails, serão os da época da publicação, não sendo mais funcionais, não havendo qualquer responsabilidade do Editor sobre o fato. Estes textos disponibilizados no AgirAzul Revista  foram produzidos nos anos de 1992 a 1998. Pessoas citadas poderão já não representar ou participar das entidades pela qual assinaram ou deram seus depoimentos ou mesmo já terem falecido. Eventualmente na versão para www.agirazul.com.br foram corrigidos erros de grafia e aplicação da língua portuguesa, além de  realizados alguns alertas sobre informações já ultrapassadas pelo tempo.