As últimas notícias da EcoAgência
[ Página Inicial - Buscar - ]


Não podemos submeter a política dos transgênicos ao controle do mercado, diz Dom Mauro Morelli
english version

De: - EXCLUSIVO - EcoAgência de Notícias
Date: 22-jan-03
Time: 13:31:09

O principal problema na política de implantação dos Organismos Geneticamente Modificados (OGNs) no Brasil é o controle pelo mercado, pois o mercado tem como norma o lucro.

A afirmação foi feita pelo Bispo da Arquidiocese de Duque de Caxias, D. Mauro Morelli, na manhã de hoje, na abertura do IX Encontro Nacional dos Procuradores da Cidadania, que está sendo realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre. “Não podemos ficar reféns de quatro ou cinco grupos internacionais que querem dominar o mercado. Isso pode ser muito danoso para o país”, advertiu.

Dom Mauro Morelli defende que uma possível liberação dos transgênicos só poderia ocorrer depois de se provar técnica e cientificamente que eles não fazer mal à saúde. “Não podemos aceitar que o mercado seja o regulador e o controlador da questão. Tem que haver controle político e padrão ético inquestionáveis, além de mecanismos técnicos. Enquanto isso não ocorrer, deve-se aplicar o princípio da precaução”, justificou.

O Procurador Regional da República da 4ª Região (com sede em Porto Alegre), João Carlos de Carvalho Rocha criticou a proposta de estadualização dos transgênicos feita pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul. “Não podemos aceitar isso. Temos que iniciar uma luta de resistência contra essa tentativa. Precisamos trazer essa questão para a segurança alimentar no sentido de não consumirmos esses alimentos”, afirmou.

Agrotóxicos

Já a Procuradora da República em Pernambuco, Sônia Maria de Assunção Macieira, destacou que pesquisa divulgada no final do ano passado pela Agência Nacional de Vigilãncia Sanitária (Anvisa) nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, mostrou que vários produtos possuíam problemas de resíduos de agrotóxicos. Entre os produtos pesquisados estão tomate, cenoura, mamão, morango, laranja e banana. “A partir dessa constatação”, garantiu, “criamos o Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos à Saúde do Trabalhador, que irá atuar na busca de soluções para esses problemas”.

Juarez Tosi (NEJ/RS) - juarez@ecoagencia.com.br  © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br .


Última atualização: 06 setembro, 2011 - © EcoAgência de Notícias - NEJ-RS e PANGEA
O texto divulgado pela EcoAgência de forma EXCLUSIVA poderá ser aproveitado livremente em outros saites e veículos informativos, condicionada esta divulgação à inclusão da seguinte informação no corpo do material: Nome do Jornalista - e-mail © EcoAgência de Notícias - www.ecoagencia.com.br.

As fotografias deverão ser negociadas com seus autores.